Você também vive se perguntando como ter lucro na costura? Saiba que uma das dúvidas mais comuns na vida de toda costureira que está iniciando no mundo do empreendedorismo é sobre quando cobrar pelo serviço. E isso impacta muito no lucro no fim do mês.
Isso porque fazer essa conta toda para se chegar ao valor final não é uma tarefa simples, que pode ser feita de cabeça. É preciso colocar os números no papel e usar as fórmulas matemáticas mais simples que você conhece, como: soma, subtração, multiplicação e divisão.
Mas, aí vem uma próxima pergunta: como saber o que é importante para essa cobrança?
1 – O tipo de costura que você faz
O tipo de costura que você faz vai importar muito na hora de entender como calcular o lucro na costura do seu negócio. Isso porque se você faz costuras usando técnicas que são dificílimas e com materiais que são bem caros, obviamente, esse serviço será mais caro.
A se comparar, se você é alguém que está começando apenas com os serviços de remendos e barras de calças, o que exige menos conhecimento especifico, então, possivelmente, o seu trabalho será mais barato. De todo modo, a qualidade no serviço é importante, ok?
Outro detalhe que importa é considerar que consertos são mais baratos do que produzir peças novas. Por isso, o valor será bem diferente também. De um modo resumido, considere que ateliês de roupas de festas cobram mais do que oficinas de costura de consertos de roupas.
2 – O seu campo de atuação
O seu campo de atuação tem a ver com o campo mesmo, no sentido geográfico, além da entrega dos produtos feitos ou consertados. Ficou confuso? Calma que a gente vai explicar isso em alguns detalhes que vão facilitar a sua compreensão.
Saiba que se você está localizada em um bairro mais chique, que tem a cobrança de um aluguel mais caro, por exemplo, o seu preço vai ser diferente de quem está em um bairro mais barato e menos visado. E fora isso, há de se pensar na internet também.
Isso porque o lucro na costura pode vir das vendas online, dependendo do seu tipo de serviço prestado a comunidade. Dá para vender e até mesmo exportar peças de luxo ou trabalhos mais simples, como uniformes para empresas e para escolas, por exemplo.
3 – O seu público-alvo
A próxima dica que temos aqui é sobre o seu público-alvo. Ou seja, quem são as pessoas que vão comprar os seus produtos ou aderir aos seus serviços? Isso importa muito porque o lucro da costura pode vir de um público que seja da elite ou de comunidades pobres.
Em todo caso, você pode ter o seu lucro. Mas, como o público muda, considere que também vai mudar as técnicas de costura, o uso de tecidos mais caros, a entrega, entre outros pontos. Portanto, conhecer o público também influência nessa conta que você fará.
No fim das contas, o mais interessante é saber que o público tem que achar justo pelo valor que está pagando. Nesse caso, é legal entender a diferença entre preço e valor – já que o que as pessoas querem é valor no trabalho feito e não apenas o preço do serviço.
Como saber o lucro na costura?
Agora que você tem 3 dicas para saber exatamente quanto cobrar pelo trabalho, considere que há ainda um último que precisa ser estudado: os custos. E a gente já até mostrou aqui como criar uma planilha de custos eficiente para oficina de costura em 10 passos.
Sendo assim, você tem que considerar o custo dos materiais usados, das horas trabalhadas e de outros gastos (embalagens, encomendas, impostos, energia, etc). Por fim, ainda é preciso estabelecer a sua margem de lucro. Assim, você chega no lucro da costura do seu negócio.