Tutorial de como pregar um botão – aprenda a fazer isso em apenas 10 passos

Tutorial de como pregar um botão

Soltou um botão daquela roupa que você adora? Não tem problema! Montamos um tutorial de como pregar um botão, que é bem simples e rápido. Você só vai precisar de  linha e agulha – além de um lápis ou caneta.

Ah e não se esqueça: é importante se certificar que a linha seja de uma cor semelhante ao botão que será pregado. Afinal, caso contrário a isso, você irá destoar as tonalidades da peça e chamar atenção mais do que deveria.

O tutorial de como pregar um botão

Como você acabou de ler na introdução, acima, esse será um tutorial bem rápido, de apenas 10 passos. Sendo assim, a gente dividiu tudo entre detalhes. E para cada início de passo, a gente vai mencionar a palavra-chave. Só que é muito importante que você leia a descrição toda. Combinado?

1 – Material

É hora de preparar o seu material. Então, passe a linha pela agulha, iguale os lados da linha e de um nozinho nas pontas para que a linha não saia da agulha no meio do processo de costura.

2 – Local

Verifique o local que deseja prender o botão. Em geral, no lugar que ele será preso o tecido é duplo. Isso porque é preciso um local mais firme para o botão permanecer no lugar.

3 – Marcação

Para facilitar todo processo, com o auxílio de um lápis ou caneta, faça a marcação do local que o botão será pregado. Pode não parecer, mas esse é um dos passos mais importantes desse tutorial de como pregar um botão.

4 – Linha

Coloque a agulha à uma certa distância do local que foi marcado e passe a linha até chegar a esse ponto. Esse é o local pelo qual a agulha sairá do tecido.

5 – Agulha

Puxar a agulha até que o fio suma. Em seguida, passar novamente a agulha pelo ponto marcado, a fim de dar um nó e prender a agulha naquele ponto. Depois, inicie o processo de prender o botão ao tecido.

6 – Movimente

Passe a linha de baixo pra cima fazendo com o que o botão já fique no local que será preso. Em seguida, passe a linha de cima para baixo, firmando o botão e passando novamente pelo tecido em que o botão está sendo fixado.

7 – Continue

Repita o processo até que o botão fique mais firme, mas sem passar pelo tecido repetidamente. A ideia é que o botão fique preso. Porém, não grudado ao tecido. Para isso, certifique-se sempre de passar cada vez por um dos buracos do botão, evitando que fique sem espaço para a linha em algum momento.

8 – Ajuste

Gire a linha em torno do botão, para firmar ainda mais a peça no tecido.

9 – Amarre

Em seguida, passe a linha por trás do botão e passe pelo tecido, onde do outro lado será feito um nó pequeno. Você faz isso passando a linha através do próprio tecido, sem mudar o lado. Na sequência, volte a passar a linha para o lado oposto do tecido

10 – Final

Por fim, faça novamente uma volta da linha em torno do botão e de um nó final. Isso vai servir para fixar novamente o botão ao tecido. Com o auxílio de uma tesoura, corte bem rente a linha, para que o excesso não fique aparente no tecido.

Pronto!

Seguindo esse tutorial de como pregar um botão, o seu botão está preso e você pode usar a roupa que tanto gosta de novo. Viu só como é simples?

É claro que existem outras formas de prender um botão na camisa. Mas, considere que nesse tutorial passamos a mais simples de fazer e que utiliza menos itens para realizar a prega.

Esperamos que ajude e que pregar um botão não seja mais um filme de terror pra você!

E tem outro artigo que é a sua cara: Essas 5 escolhas fazem diferença para ter um acabamento de roupas perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.