O zíper é uma peça que se torna fundamental em várias peças de roupas. No entanto, uma escolha correta pode ser decisiva na hora de criar uma peça perfeita. Por isso, é comum a dúvida: qual escolher, entre tantos tipos de zíper que existem?
Esse artigo foi criado para responder a essa dúvida. E aqui vamos falar dos 5 tipos mais comuns e mais usados no Brasil e no mundo.
1 – Zíper Fechado Comum
Como o nome diz, esse é o zíper mais comum. É comum que ele seja feito de nylon ou de poliéster, que são materiais sintéticos (não naturais). Esse tipo de zíper é usado de forma comum em vários tipos de roupas porque são mais leves, flexíveis, de fácil abertura.
Assim sendo, acaba sendo indicado para quem precisa de uma opção para o calor e para roupas que são passadas à ferro. É um dos principais tipos de zíper do mundo.
2 – Zíper Invisível
Agora, um zíper que tem sido muito procurado por costureiras. Ele é mais comum em peças finas, de festa ou eventos sociais. Um dos diferenciais, que o nome indica, é o fato de que não aparece na roupa e não sai do visual da roupa, disfarçando o lugar da abertura.
É comum que tenha um puxador discreto, em forma de gota, o que o torna ainda mais discreto. Também é comum que seja feito a partir do nylon ou do poliéster.
3 – Zíper Aberto
Mais um dos tipos de zíper que temos aqui não tem nada a ver com os dois citados acima. Esse zíper separa a roupa por inteiro. Ou seja, é para separar duas peças da mesma roupa, separando-a em duas partes, como em cima ou embaixo.
É comum que seja usado em casacos, blusas e outros modelos de frente aberta. Por terem dentes mais grossos, além do nylon, ele também pode ser feito com o metal. E curiosamente há um tipo invisível de zíper aberto, só que é bem raro de encontrar.
4 – Zíper de Metal
Esse é um dos tipos de zíper que existem no mercado da costura e é considerado diferente. Isso porque o encaixe dos dentes é feito de forma diferente. Enquanto os comuns possuem uma espiral continua, esse aqui tem dentes presos, de forma individual, na tira do tecido.
Por isso, é mais comum que seja usado em tecidos médios ou pesados, mas jamais leves.
5 – Zíper de Alumínio
Uma última ideia é o zíper de alumínio, que é mais leve que os de metal. Eles podem ser fixos ou de encaixe. Ele é muito usado para roupas que pedem zíperes mais reforçados, como bolsas, calças jeans e até mesmo como decoração, já que é um dos mais modernos e bonitos entre os tipos de zíper.
Vale considerar ainda que o zíper de alumínio pode ser destacável também, sendo que há alguns modelos com cursor automático. O cursor trava automaticamente quando o puxador solta e pode ser usado em jaquetas de couro, por exemplo.
E o zíper de plástico?
Esse também pode ser considerado outro dos tipos de zíper. No entanto, o vislon, como é chamado do zíper de plástico, é mais usado na moda surfe ou streetwear, já que os dentes de plástico são resistentes a corrosão da água, porém, pouco durável.
Em qual peça usar cada tipo de zíper
Se você gostou desse texto sobre tipos de zíper, ótimo. Mas, pode ser que você ainda não tenha tido todas as dúvidas respondidas, né? O que fazer nessa hora? Um bom começo pode ser o de ver o vídeo abaixo, que explica exatamente isso:
O vídeo tem pouco mais de 7 minutos e explica algumas ideias que podem ser úteis para você não errar na hora de escolher o zíper correto para a sua peça em produção.