Da alta costura até os tecidos mais fáceis para serem usados por iniciantes na costura. O que você vai ver abaixo são alguns dos tipos de tecido para cada tipo de roupa que podem ser fundamentais para que você crie uma peça única e que faça sentido para a sua cliente.
Canvas
A verdade é que ele não está entre os tipos de tecido para cada tipo de roupa que é mais famoso. Porém, em termos de resistência, ele tem lugar de destaque. Isso porque é possível encontra-lo na versão natural ou sintética.
A textura dele é reforçada, sendo um ótimo tecido para estofados e bolsas. Quem gosta de pintar, sabe que o canvas é um dos melhores materiais para quadros e painéis.
Cetim
É um dos tecidos mais “chiques” que se tem notícia. Assim, considere que representa um trilho característico, que dá para ver de longe. É um tecido sintético, que é produzido com a técnica do entrelaçamento. Por isso, não tem qualquer elasticidade.
Mas, por outro lado, é um dos mais confortáveis. Há ainda peças que são compostas de cetim e elastano, o que permite mais conforto. Assim, se torna um tecido versátil.
Crepe
É um tecido que é encontrado apenas em lojas de tecidos finos. Existem vários deles, sendo que são ótimos para vestidos e toda a moda casual. Eles são soltinhos, fluidos e com espessuras variadas. Alguns podem ser transparentes.
Vale lembrar que, ao lado da renda, é um dos tecidos mais procurados da alta costura. A renda, porém, é mais focada em vestidos de noivas e roupas de festa.
Linho
Mais um tecido de ótimo qualidade, que é versátil e de alto luxo é o linho. Ele vai bem em peças variadas, como de outono ou de inverno. Além disso, é resistente e seca muito rapidamente. No entanto, tem pouquíssima elasticidade.
Malha
Você já ouviu falar da malha, certo? Porém, será que é um dos melhores tipos de tecido para cada tipo de roupa? A verdade é que é um pano muito leve e macio, sendo totalmente feito de sintéticos. Ainda assim, ele tem um bom custo-benefício.
É ideal para roupas que são usadas em movimento, já que a malha tem mais elasticidade e permite o conforto de quem usa. Também é ótimo para roupas infantis ou de pets. Mas, não é o mais aconselhável para quem não tem experiência na costura.
Microfibra
O nome já diz muito sobre esse tecido. Ele é composto de vários fios finos de poliéster. Logo, se torna bastante resistente, só que sem elasticidade. A microfibra é usada para roupas esportivas e de praia, sendo muito próxima ao nylon.
Mousseline
É outro dos tecidos sintéticos, sendo que é um dos mais finos que existem. Ele é quase transparente, só que se tornou tendências em países tropicais, como o Brasil. Assim, dá para fazer vestidos e saias com forro com ele.
Tem um toque macio, com ótimo caimento, sendo que tem a característica de ser “esvoaçante” também. Ele é um dos tecidos que não amassam, porém, não pode ser usado com ferro de passar roupas.
Tricoline
É um dos tecidos mais incríveis e versáteis que existem. Ele pode ser usado na máquina de costura ou em colagens, que não desfia. Para o corpo, ele tem ótima sensação térmica, já que é feito totalmente de algodão (100% algodão).
É usado para camisas, saias, vestidos, batas e artesanatos. É um tecido plano e sem elasticidade, que não desliza, sendo um dos mais recomendados para quem é iniciante na costura. É o melhor para o trabalho de patchwork.
Como escolher o melhor tecido
E leve em conta que a escolha dos tipos de tecido para cada tipo de roupa tem a ver com o processo de fabricação das roupas, o perfil da cliente e até mesmo o objetivo da peça. Lembre-se disso antes de comprar o seu tecido para a costura.