Conheça 3 tipos de barbatanas para roupas

tipos-de-barbatanas-para-roupas

E pensar que as barbatanas já foram feitas com ossos de baleia, chifres de animais e até mesmo de junco, né. Bom, vamos falar hoje dos três tipos de barbatanas para roupas mais comuns no mercado da moda. Ah, e se você não sabe o que é isso, leia o próximo tópico.

O que é a barbatana

Nas roupas, a barbatana nada mais é do que um aço, geralmente em espiral, que serve para sustentar a confecção das peças. É muito comum de ser usada em sutiãs, tops, modeladores, cintas, aparelhos ortopédicos ou mesmo em fantasias.

Por isso, entender os tipos de barbatanas para roupas é importante, afinal, cada peça vai exigir um deles para o melhor resultado.

Para se ter uma ideia geral disso, vamos a um exemplo prático. A gente tem no mercado a barbata aviamento. Ela é de plástico e seve para dar firmeza em roupas femininas. É comum que seja mais flexível do que as de aço, por isso são mais comuns em espartilhos.

1 – Barbatana de Aço

Elas não são as mais usadas hoje em dia. Porém, é um dos tipos de barbatanas para roupas que ainda existem. Na hora de comprar, dá para pegar por rolos, que são vendidos em tamanhos de 4mm, 5mm, 7mm ou até 10 mm. O rolo geralmente tem 10mm x 10mm.

A composição delas é óbvia: aço inox. Apesar de ter a vantagem de não enferrujar, esse é um dos materiais menos flexíveis do mercado, por isso, está entrando em desuso. Também chamada de barbatana de metal, ela pode ser vista em sutiãs e peças ortopédicas.

2 – Barbatana de Plástico

Devido ao menor risco que traz as pessoas, essa barbatana de plástico tem sido a melhor alternativa para o aço inox. Isso porque ela é mais flexível e menos rígida. De todos os tipos de barbatanas para roupas, é a mais barata também.

Hoje, é comum que seja vendida em tamanhos de 7mm x 50m e na cor branca. Ela serve para dar estrutura para peças como espartilhos, corselets, sutiãs, colarinhos e muito mais. O material usado é o plástico, só que bem mais flexível do que você está pensando.

3 – Barbata de Silicone

O silicone é a grande tendência entre os tipos de barbatanas para roupas porque ele é mais flexível e permite mais vantagens. O problema é que ainda não é tão acessível para quem produz as roupas. Mas, em breve, há quem diga, que ele vai dominar o mercado.

A maioria dos lugares que vendem esse tipo de material importa ele de outro país. A venda mais comum é de 7mm x 50m como no caso do plástico. É ideal para a fabricação de blusas tomara que caia, vestidos ou tops.

Como usar a barbatana nas roupas

Agora que você conhece os principais tipos de barbatanas para roupas pode ser que esteja se perguntando sobre como usar esse tipo de produto na roupa, né.

Para isso, a gente foi atrás de um vídeo que fosse explicativo e encontramos. Ele tem pouco mais de 5 minutos e explica desde a história até mesmo como usar nas roupas. Ficou interessada? Veja só no vídeo abaixo:

É importante prestar a atenção nas dicas porque elas falam sobre o corte das pontas, para não machucar quem usar a roupa, assim como criar um tipo de “túnel” na roupa para que ela passa pelo local indicado.

Curiosidade: barbatanas costuráveis

Apesar de não ser o tipo mais comum de barbatana, essa também pode ser uma ideia para você. E há até um curso na internet, que é gratuito, e mostra isso em detalhes. Veja!

R$8,90R$13,35 Em até 1x de R$8,90 A partir de R$8,75 no boleto
R$10,57R$12,88 Em até 1x de R$10,57 A partir de R$10,39 no boleto