Qual o melhor tecido para fazer toalha de mesa? Existem ao menos 4 opções

Escolher um tecido para fazer toalha de mesa é bem fácil se você já costurou esse tipo de peça antes. Porém, você sabe as vantagens da seda, vinil, poliéster e algodão, por exemplo? Há sim motivos para comprar esses tecidos e fazer a sua toalha de mesa. Confira cada uma delas!

4 – Seda

Por menos que você possa acreditar, a seda pode ser sim uma boa ideia de tecido para fazer toalha de mesa. No entanto, há várias ressalvas para se fazer: é um tecido de luxo, o que quer dizer que é mais caro do que os outros que serão citados acima.

Mas, por isso mesmo, ele é ótimo para ser usado em toalhas que vão servir mesas de casamentos, por exemplo. A seda pode receber bordados e exige uma lavagem bastante delicada. É um tipo de roupa que, geralmente, é alugada para festas de grande importância.

3 – Vinil

O vinil é um tecido que pode ser bacana para toalhas de mesa, desde que as mesas sejam postas ao ar livre ou até mesmo em piqueniques infantis. Ele é mais resistente as condições climáticas e são bem fáceis de limpar.

O vinil ainda tem a vantagem de ser resistente a manchas, exposição da luz, da água e do ar. O material tem várias cores e estampas, o que combina com vários eventos informais. Também entra na lista de tecidos baratos.

2 – Poliéster

Se a gente for pensar em refeições que não seja tão formal ou chique, até mesmo do lado externo da casa, as toalhas de mesa de poliéster podem ser indicadas. O poliéster é um material sintético que mistura outras fibras ao algodão.

Assim, se torna uma ótima opção de tecido para fazer toalha de mesa porque é durável, pode ser lavado na máquina, é mais barato do que os outros e disponível em várias estampas. Ele tem densidade sedosa e aparência brilhante.

1 – Algodão

Sem dúvidas, o algodão é visto como o melhor tecido para fazer toalha de mesa. Aliás, o algodão é bom e indicado para quase todos os tipos de confecções, né. Ele é um material único, flexível, que não dá alergia, fácil de lavar e costurar.

Dentro da cozinha, a gente pode dizer que o algodão cai muito bem até mesmo pelo fato de ter um ótimo custo-benefício. Eles podem ser lavados em máquinas e sujeiras podem ser removidas com panos ou esponjas. Além da variedade de cores, eles duram mais.

E os tecidos impermeáveis

Quem quer criar uma toalha de mesa que não absorve água, isto é, que seja impermeável, uma ideia é pensar em tecidos emborrachados, por exemplo. A fabricação, no entanto, pode ficar mais cara, apesar de ser bastante útil para quem tem crianças em casa.