Qual é o ponto do crochê? 5 pontos de crochê para iniciantes

ponto-do-croche

Qual é o ponto do crochê? 5 pontos de crochê para iniciantes

Para quem quer aprender sobre artesanato, o crochê pode ser uma das ideias mais incríveis que se tem hoje em dia. No entanto, muita gente “trava” logo na primeira pergunta: qual é o ponto do crochê?

Bem, se você está em busca desse aprendizado, ótimo. A gente vai dar algumas dicas sobre o ponto do crochê, que permite a fabricação de peças como tapetes, mantas, almofadas e muito mais. A nossa ideia é mostrar aqui um guia iniciante para aprender crochê.

Os pontos de crochê para iniciantes

Se a sua pergunta é sobre qual é o ponto do crochê, saiba que não existe um único ponto, ok? Inclusive, a escolha dos gráficos pode ser importante para quem quer fazer esse tipo de trabalho. Aliás, há siglas que indicam cada um dos tipos de pontos de crochê que existem.

O que quer dizer que quanto mais tipos de pontos você conhecer e souber fazer, então, maiores as chances de você fazer não apenas um crochê e sim uma verdadeira obra de arte. Vale a pena conhecer esses pontos abaixo.

1 – O ponto corrente

Para muitas, ele é chamado de correntinha e o nome já diz muito, não é mesmo? Ele tem importância por ser uma das bases para o restante do trabalho. É por isso também que costuma ser a primeira resposta para a pergunta sobre qual é o ponto do crochê para iniciantes.

Em gráficos, ele é indicado como 0. Em outros casos, costuma aparecer com a sigla “Corr” ou a sigla “pc”.

2 – O ponto baixo

Esse também é um dos pontos de crochê mais comuns hoje em dia. Ele é muito usado em tapetes de crochê mais simples. O resultado é uma trama mais firme e mais fechada. Então, além de tapetes, ele também é útil para quem vai fazer pufes. O símbolo é o x ou +.

3 – O ponto baixíssimo

Para quem quer entender qual é o ponto de crochê mais bonito, considere que o baixíssimo é um dos que possuem mais destaque. Porém, ele já sai do que é considerado ponto básico de crochê, viu. Então, é preciso que você tenha ao mesmo um pouco de conhecimento.

Ele é ótimo para fazer arremates, bordas ou unir as carreiras que vem do ponto corrente. Ele é representado em gráficos por um ponto.

4 – O ponto alto

Mais um ponto do crochê que você deve conhecer é o ponto alto.  De sigla pa, ele é uma espécie de nível médio dos pontos. Assim, tem uma trama aberta e que é indicado para peças macias e com detalhes, como é o caso das blusas, das mantas e dos caminhos de mesa.

5 – O ponto fantasia

E para fechar esse texto sobre qual é o ponto de crochê que você pode usar nos seus trabalhos manuais, a gente tem a dica sobre o ponto fantasia. De fato, ele não é para iniciantes, ainda assim, é uma ótima opção porque permite trabalhos mais incríveis.

Para resumir, temos um ponto que mistura vários pontos clássicos do crochê, como os que vimos acima. Assim, dá para montar desenhos diferenciados em várias peças do crochê, só que antes de fazer ele, é legal aprender os mais iniciais e mais básicos.

Por onde começar?

Se você adorou esse texto sobre qual é o ponto do crochê, mas não sabe por onde começar, calma. Hoje em dia há vários tutoriais que ensinam como começar no crochê. Aliás, são várias as peças mais simples que você pode fazer, como porta copos, tapetes e toalhas de mesa.

Veja algumas matérias que já fizemos e fala sobre essas ideias:

[fc id=’2′][/fc]