Aprenda como ter lucro em uma oficina de costura terceirizada [5 passos]

oficina-de-costura-terceirizada

Tem muita gente que estuda o lucro, o quanto custa e o que é preciso para montar uma oficina de costura terceirizada ou mesmo um ateliê de costura. Você também pensa nisso? Hoje, vamos falar de um detalhe importante: a margem do lucro.

O que queremos é que você tenha lucro considerando gastos, despesas e o seu trabalho!

1 – As despesas que tem na oficina de costura

Vamos começar falando das despesas, está bem? De modo resumo, o que temos é o quanto custa ter uma oficina de costura terceirizada. Ou seja, existem vários pontos que são vitais para o funcionamento de toda empresa.

Quer exemplos, não é mesmo? Energia elétrica, comunicação, água, limpeza, o pagamento de funcionários ou serviços, além da parte burocrática e fiscal.

2 – Os gastos da oficina de costura terceirizada

Os gastos podem ser divididos entre os fixos e aqueles que são variáveis. Acima, a gente citou vários dos que são fixos, ou seja, acontecem mesmo quando você não trabalha ou quando a sua oficina de costura terceirizada está fechada.

As 7 contas domésticas no ateliê de costura que você não pode esquecer

Do lado dos gastos variáveis, a gente tem a compra de linhas de costura, manutenção da máquina, o tecido, a cola e tudo mais o que você vai usar no seu trabalho.

3 – Os custos de cada peça que será vendida

A partir disso, a gente chega no ponto que fala do custo por peça produzida ou consertada. Ou seja, você tem que saber quanto cada trabalho custou para você. Só assim você conseguirá fazer a cobrança de um valor justo e com lucro.

A conta é bem mais simples do que você pode pensar. Basta somar os custos fixos e mais os que são variáveis, depois dividir pelo número de peças que você produziu naquele tempo. Saber esse resultado será importante para o próximo tópico. Veja!

4 – A margem de lucro da oficina de costura

A margem do lucro na oficina de costura terceirizada funciona assim: você vai usar aquela conta dos custos fixos por peças. Depois, ainda tem que agregar o valor da sua hora de trabalho, que pode ser variável conforme o nível de experiência.

E você também inclui na conta o custo variável da peça, que tem a ver com a soma de material, mão de obra, etc. Aí você tem um custo de cada peça, sendo que quanto mais “especial” a peça for, mais cara ela será. É comum que o lucro seja de 20% em cada peça.

5 – O acompanhamento da área financeira

Vale dizer que essa taxa média de lucro de 20% é usada no mundo todo, mas pode variar muito. Isso porque tem muita gente que soma apenas os custos fixos na peça e cobra um lucro de 100%, por exemplo.

Veja quanto custa um ateliê de costura hoje em dia a partir de 5 investimentos

No fim, ainda que o resultado final da peça seja o mesmo, saiba que a pessoa pode correr o risco de ter um lucro que acaba sendo menor do que aqueles 20%, se ela tirasse os outros gastos e a hora de trabalho, por exemplo. Entendeu?

A Voz da Costura fez um vídeo bem legal que fala de tudo isso, veja:

Quando a oficina de costura terceirizada vai virar um negócio

Antes de terminar, é importante saber também que muita gente que não considera essa parte das finanças acaba trabalhando meses e anos sem conseguir “sair do lugar”. É por isso que ter esse conhecimento importa.

É ele que vai fazer a sua oficina de costura terceirizada virar um negócio de verdade. E quer saber? A parte do lucro é apenas um detalhe entre tantos que existem. Por isso, a dica é: considere a parte financeira da oficina de costura terceirizada que você tem hoje.

Quero informações e cotação
Este site usa cookies para oferecer a você uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.