Parece bobagem. Mas, em algumas poucas linhas, nós vamos provar que não. A verdade é que o que mais dá dinheiro na costura nem sempre é vender mais ou mais caro. E sim saber para quem e o que vender. Se você tem essas respostas, o seu sucesso está perto de acontecer.
Agora, vem a próxima pergunta: como saber para quem e o que vender no mercado da costura? Há dicas que ajudam demais nisso. Por exemplo, entender os concorrentes, divulgar o seu serviço ou produto, além de ter preços vantajosos e muito mais. Vamos detalhar!
A divulgação
A primeira dica tem a ver com a divulgação. Sabe aquela ideia do “só é lembrado quem é visto”? Então, isso é um tanto quanto óbvio. Por isso, ainda que você tenha o melhor produto do mundo, que fez com muito amor e carinho, ele não vai se vender sozinho.
A divulgação é um passo importante. E entenda que não estamos falando sobre investir milhares de reais no Facebook. Não se trata disso. É sobre ter um plano de marketing que pode até ser gratuito, desde que você considere o seu público.
Os concorrentes
Um segundo ponto que nos interessa muito é sobre avaliar concorrentes. E isso não é para você copiar a ideia ou o preço dele. Mas, para saber em qualquer nicho ele está, como trabalha, como vende e o quanto vende. Isso vai permitir a você tomar melhores decisões.
As parceiras
Outro detalhe que costuma fazer muita diferença na hora de entender o que mais dá dinheiro na costura tem a ver com as parcerias. E isso até se encaixa no tópico da divulgação, que falamos acima. Leve em conta que você pode ter parceiros que ajudem você a demonstrar, mostrar e vender os seus produtos.
No mercado business se fala muito em “parceria estratégica”. Assim, você pode ser alguém que tenha parceria com lojas de bebês ou com um evento voluntário da sua igreja ou ainda com as ONGs do seu bairro e assim por diante. É um modo incrível de se expor e de gratuito.
Os custos
Os seus custos também têm a ver com aquela questão sobre “o que mais dá dinheiro na costura”. Afinal, a conta é direta: se você gasta mais, então, lucra menos. É totalmente proporcional. Por isso, é interessante começar a dar mais atenção para os seus gastos.
A economia de material acontece, na maioria das vezes, na vida de quem tem um nicho definido. Isso porque permite a compra de materiais em maior volume e isso sai mais barato. Mas, esse é só um exemplo de como economizar na produção da costura, ok?
A produtividade
Esse ponto também nos interessa muito quando o assunto tem a ver com ganhar mais dinheiro costurando. Isso porque se você produz mais peças em menos tempo, então, você tem mais produtos para serem vendidos. É uma relação direta com o seu tempo de trabalho.
É por isso que muitas vezes vale a pena ir pensando em comprar máquinas domésticas, semi profissionais ou industriais conforme o crescimento do seu negócio. Quando a produtividade aumenta é sinal de que o lucro pode crescer também.
E não esqueça do seu preço de venda
Por último, se você avaliou cada ponto acima, agora nem vai ficar tão difícil assim entender que você tem que ter um preço justo na venda. Que seja justo para o cliente e para você. Por isso, é tão importante avaliar cada um dos detalhes, do concorrente aos custos.
E isso vai provar por que o que mais dá dinheiro na costura nem sempre é vender mais. Afinal, se você tem uma taxa de lucro mais alta, isso já pode render mais na sua conta. E isso você só consegue quando tem um público definido, a partir de cada ponto que detalhamos acima.