Molde de vestido de malha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Molde de vestido de malha clube da costura

Molde de vestido de malha

Quantas vezes você já não foi à uma loja procurar uma roupa qualquer, um vestido, uma saia, uma blusa, um top, qualquer peça e não encontrou algo que realmente te agradasse, que combinasse com seu estilo, ou pior que não tivesse o seu tamanho.
Tenho certeza que esse é o pior pesadelo de qualquer mulher, mas o mundo da costura é incrível, um universo cheio de possibilidades, versátil e criativo, se você quiser pode começar a partir de agora a criar suas próprias peças, com o seu tamanho e com a sua cara, sem nunca mais depender dessas lojas que nunca te oferecem algo perfeito dentro das suas expectativas.
Por isso neste post vamos te ajudar um pouco para você iniciar seu planejamento e produção de um novo vestido de malha. A partir de agora você começará a criar e a confeccionar as próprias roupas, com uma boa ajudinha da internet.

A Malha

A malha, como você pode imaginar, não é como o tecido comum. Os tecidos comuns, ou conhecidos também como tecidos planos, são feitos com fios de trama mais os fios de urdume o que os deixa sem elasticidade e completamente lisos.

Como exemplos de tecidos planos estão o cetim, a sarja, o shantung, a lã e o tricoline, sendo ideias para peças mais formais e sofisticadas. Já a malha possui características bem diferentes das apresentadas pelo tecido plano.

O tecido malha é constituído por fios sempre tramados na mesma direção, que é a horizontal, assim ele fica muito mais elástico e faz com que as peças fiquem mais confortáveis e esportivas.

Alguns exemplos desse tipo de tecido são a viscolycra, Jersey, space dye e molinê, sendo que são ótimas para peças de academia, roupas que desamassam facilmente e que são muito mais confortáveis.

Como usar um molde

Como o nome já diz, um molde é a base da peça que você vai confeccionar. Ele serve como um tipo de mapa para você saber como cortar o tecido para depois conseguir costurar os pedaços e ter uma linda peça.

O molde são desenhos dos pedaços que devem cortados. Se você notar toda peça de roupa é, na verdade, um conjunto de vários pedaços de tecidos que foram cortados através de um molde em um grande tecido e depois unidos de forma correta para montar a peça final, quase como um quebra cabeça.

Quando tiver o molde que deseja, use-o como base para cortar cada peça desse quebra-cabeça, se estiver começando agora e não estiver segura procure uma vídeo-aula que explique como utilizar o molde passo-a-passo.

Com os pedaços em mãos, chegou a hora de montar a peça. Para isso você precisará de algumas máquinas, algumas peças mais complexas de vestidos de malha exigem as três máquinas diferentes, a reta, a colarete e a overlock, mas caso você não tenha todas opte, preferencialmente, pela overlock.

Fazer costuras em malhas utilizando o máquina reta pode causar problemas, pois a costura desse tipo de máquina não possui elasticidade, então ela poderá acabar arrebentando e causar muitos problemas.

Onde encontrar

Hoje, com uma pesquisa básica pelo Google você poderá encontrar inúmeros moldes de diversos modelos de vestidos de malhas. Procure o que te agrada mais e baixe o arquivo e comece o trabalho.

Alguns blogs que oferecem diversos moldes são o Costurinha.com.br, o CortandoeCosturando.com e o MoldesRobertoMarques.com.br, entre muitas outras opções.

Deixe um Comentário

Assine nossa Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Fechar Menu
×
×

Carrinho