Costurando Vestidos – Esses são os 5 melhores tecidos para o verão

Só quem mora no Brasil sabe o verão que a gente tem na maior parte do território, né? E a verdade é que para quem costura, conhecer e saber usar as ferramentas certas pode fazer muita diferença na hora de vender. Hoje, você vai conhecer os melhores tecidos para o verão.

Obviamente, é porque eles são mais frescos e permitem uma certa versatilidade em criar peças novas e que ditem as tendências atuais. Para quem gosta de usar a criatividade e ter uma exposição que impressiona, seja pela qualidade e pela diversidade, esse texto é ótimo.

5 – Viscose

A gente vai começar de um jeito que você pode até não concordar. O tecido é ótimo para fazer saias franzidas e vestidos soltinhos. É um tecido macio e ótimo para ir para a praia.

Então, por que você discordaria? Porque muita gente não sabe que aquele vestido é de viscose. É um tecido que engana, de tão gostoso que ele é para essa estação do ano. Vale a pena você pensar nele nas próximas produções, viu.

Na internet, a gente encontrou um vídeo bem legal que comenta mais da viscose, quando puder, assista:

4 – Malha

A malha é outro dos tecidos ótimos para o verão. Ela vem do algodão e sempre é usada na fabricação de camisetas, inclusive, o tule e a renda. Agora, o que pouca gente sabe é que dá para fazer vestidos em malha, sim. Inclusive, a malha twill é um dos mais elegantes.

Do conforto até a elegância, a malha é uma grande ferramenta nas mãos das costureiras, que podem criar versões diferentes, únicas, exclusivas.

3 – Linho

Começando o nosso top 3 de tecidos vem o linho, que está sempre na lista dos tecidos mais famosos, mais usados, mais versáteis, mais incríveis do mundo. Ele é aquele que dá a sensação de frescor que todo mundo adora nos dias mais ensolarados.

Aliás, ainda que esteja entre os melhores tecidos para o verão, saiba que ele deixou de ser usado por algumas costureiras que reclamavam que ele amassava demais. Porém, isso se tornou um charme ao longo dos anos.

2 – Seda

Agora, a seda, que é um tecido que vem de fibras naturais e tem uma propriedade que é uma das mais interessantes em todo mundo da moda e da costura. É assim: o tecido aquece no inverno e refresca no verão, dá para acreditar nisso?

Com isso, não nos resta dúvidas de que a seda teria que estar entre o top 3 dos tecidos mais indicados para estações quentes, como é o caso do verão, né. Sem contar que tem alguns tecidos sintéticos que tem o famoso “toque de seda”, que são mais baratos e dão certo.

1 – Tricoline

Sem dúvidas, o tricoline é um dos melhores tecidos para o verão e a gente explica. Ele é feito exclusivamente com algodão, sendo que se torna recomendado até mesmo para a fabricação de roupas de bebes.

É um tecido democrático, versátil e ótimo para fazer vestidos e saias também. Agora, aqui entra um ponto que você vai precisar estudar: é preciso escolher a gramatura certa para saber se vai adicionar forros. Com forros, ele se torna menos indicado para o verão, por exemplo.

Outros dos melhores tecidos para o verão

Apesar de a gente ter feito uma lista bem objetiva com 5 melhores tecidos para o verão, saiba que existem outros que também podem dar certo.