Ter lucro de roupa parece uma expressão simples. Afinal, basta saber quanto uma roupa custa para ser feita e depois adicionar uma porcentagem em cima, na hora de vender. Isso seria o lucro. Porém, na hora de fazer essas contas, os números podem se embaralhar demais.
Isso porque o cálculo para precificar roupas não é tão simples quanto parece e mensurar o valor dos produtos é mais difícil ainda. Para garantir o sucesso financeiro e vendas lucrativas, continue lendo e entenda quais os custos do seu negócio.
Nas próximas linhas você vai ler sobre: os custos da produção, o percentual de lucro e a quanto cobrar por cada peça de roupa.
Descobrindo os custos da produção
Nesse primeiro passo, considere que você tem que ter uma ideia exata do quanto gasta para fazer a roupa. E não adianta achar porque é preciso ter a certeza. Essa é uma das maiores dificuldades que as pessoas possuem, mas você pode driblar, se tiver atenção e cuidado.
Veja só. A gente tem os custos fixos, que são aqueles ligados às vendas, como aluguel do seu ateliê, os impostos, os equipamentos, as taxas de limpeza, os serviços de segurança e zeladoria, os salários dos funcionários, entre outros.
Depois, vem os custos variáveis, onde entram os serviços que podem mudar a produção. Logo, também são importantes nesse lucro de roupa, quando se vai pensar em precificar as peças que serão vendidas. Eles podem ser as contas de água, de energia elétrica, de matéria-prima.
Há ainda um ponto que você precisa considerar aqui: a sazonalidade. Isso quer dizer que isso pode mudar o valor final dos produtos. Obviamente, quando a procura pelos produtos é maior, a produção aumenta, e o custo variável aumenta também. Aí, as vezes, vale desconto.
Somando o percentual de lucro
Tem muita gente que já ouviu dizer que uma boa margem de lucro para roupas é de 100%. Ou seja, se cada peça custa R$ 10 para ser feita, a pessoa pode vender por R$ 20. Sendo que os outros R$ 10 vai ser o lucro, que é o preço do serviço que ela prestou, por exemplo.
No entanto, considere que a primeira coisa é saber se esse preço final não está muito distante do que o mercado está “cobrando” ou se o seu tempo de trabalho não ficou muito barato. Afinal, você vai perder tempo para produzir a peça e tem os gastos com estudo, máquinas, etc.
É por isso que a parte da precificação é muito importante sim, porém, junto com ela vem todo um estudo, chamado de planejamento ou plano de negócios. Nesse caso, a ideia é você entender o quanto o seu público pode pagar, quem são essas pessoas, como vender e mais.
Saiba quanto cobrar por cada peça
Uma boa ideia é avaliar o mercado para saber se ter lucro de roupa vendida vai condizer com a realidade que você criou no tópico acima. Ou seja, se você tem os gastos e tem o seu percentual parece que o preço está fechado, não é mesmo?
Só que não é bem assim. Isso porque para entrar no mercado ou concorrer com ele, você terá que ter diferenciais e, em alguns casos, baixar o seu preço (diminuir um pouco do lucro) pode ser bem interessante. Vale pensar ainda em promoções e campanhas publicitárias também.
Leitura Complementar: O que vender em feira de artesanato
O mais importante de tudo é saber que dá sim para ganhar dinheiro fazendo e vendendo roupas. Porém, para se ter o chamado “lucro de roupa”, você vai precisar fazer as contas e não ficar apenas “achando” que é isso ou que é aquilo. É preciso pôr a caneta no papel”.
E para quem quiser saber mais, tem outra matéria do mesmo assunto: “Como Precificar Meus Produtos e Calcular Margem de Lucro“. Leia e aprenda mais.