Qual é a linha para costurar em couro? 2 opções

Se há uma coisa que a costura sempre surpreende é quanto às características que ela possibilita. Considere que mesmo as costureiras mais experientes possuem dúvidas comuns, como essa: qual é a linha para costurar em couro? Afinal, não é qualquer linha, né.

A partir do próximo tópico, a gente vai responder à essa dúvida. E vamos falar também de outros assuntos bem legais, como o tipo de costura em couro e até mesmo o que fazer com os retalhos desse tecido. Leia!

Como costurar em couro

Essa pode ser uma tarefa árdua, porém, é possível. O melhor nome por trás é de Nicole Mallalieu, que é uma estilista australiana que disse certa vez que “o couro é um material que não permite erros”.

Isso porque o couro é um material mais resistente e duro do que os outros tecidos que estamos acostumados na costura. Por isso, ao invés de linhas de algodão, o ideal é pensar em linhas sintéticas. Essa linha para costurar em couro é a melhor.

O fato é que elas tendem a ser mais elásticas e, ao mesmo tempo, mais resistentes também. Por conta disso, a conta fica fácil: a linha sintética é mais indicada para costura de tecidos grossos, e mesmo as de fibras naturais, como é o caso do couro.

A costura de couro na máquina

Outra dúvida que muita gente tem é sobre a costura em couro à mão ou na máquina. Saiba que ambas técnicas são possíveis hoje em dia.

Na costura à mão, você precisará fazer ranhuras em couro usando ferramentas específicas. Depois, considere ajustar o guia em uma distância entre a borda e a ranhura. Você ainda pode usar o compasso e seguir os passos mais tradicionais.

Já na máquina, o ideal é começar com 0,5 cm da borda do couro para que se tenha espaço para segurar o tecido sob a pedaleira. Depois, volte e costure na outra direção, reforçando a costura nas bordas. Ou seja, de ambas as formas é possível fazer essa costura.

Nylon – a linha para costurar em couro

Ela é a linha para costurar em couro mais usada e mais indicada no Brasil. Isso porque a poliamida (que é o nome mais teórico para o nylon) permite um acabamento de alta tenacidade, já que tem característica forte e flexível.

Esse tipo de linha permite a costura sem desfiamento, sem mudança de cor. Aliás, se torna mais profissional para vários artigos e peças feitas com o couro, de calçados sociais até esportivos, carpetes, bolsas, cintos e tantos outros.

Linha encerada – a boa opção para embelezar o couro

Uma segunda opção que temos aqui é a linha encerada.

No entanto, nesse caso, ela é indicada para dar detalhes e efeitos visuais na costura. Logo, é mais usada em encadernação e na blaqueação de calçados, por exemplo. Ainda assim, é uma linha resistente e com grande variedade de cores, o que pode ser uma ótima ideia.

O kit costura para couro

E além da linha para costurar em couro, considere que você também deve ter um kit de costura de couro, como pensar em agulhas que nem sempre são facilmente encontradas. Em máquinas de costura da Singer, por exemplo, é preciso pensar em sistemas métricos que vão de 0,65mm até 1,30mm.

Já para quem vai costurar à mão, ter uma cola para couro também é recomendado.

O que fazer com os retalhos em couro

Agora que você já sabe sobre a linha para costurar em couro, a gente vai terminar o texto com uma ideia criativa da costura. Ela é ótima para quem considera ganhar dinheiro extra com outros produtos, em uma espécie de “grana extra”.

Estamos falando da costura em retalhos.

Ah, tem uma matéria que fala sobre “Como costurar Couro agora“. Leia! E outra, sobre como costurar em couro!

As ideias

Dá para usar a peça de couro para fazer vários itens e peças. Até mesmo mousepad, para apoio do mouse, é possível. Inclusive, essa é uma “obra” que tem ótimo retorno, já que muita gente usa computador e notebook hoje em dia, inclusive, empresas.

Também dá para pensar em chaveiros, bolsas com design mais sustentável, cintos customizados, carteiras e até mesmo capas para bancos. Como sempre acontece na costura criativa, considere que é a sua criatividade que vai falar mais alto nessa hora.

R$19,58R$28,35 Em até 3x de R$6,53 A partir de R$19,25 no boleto