Quer saber como fazer uma cortina simples e sob encomenda? Aprenda em 7 etapas

Quer saber como fazer uma cortina simples e sob encomenda? Aprenda em 7 etapas

Está na dúvida sobre como fazer uma cortina simples? Não se preocupe porque nós vamos passar por todas as etapas importantes aqui. Agora, já pensou em pegar alguns trabalhos sob demanda para isso? Ou seja, combine com suas vizinhas e parentes e faça.

Essa ideia de produzir cortinas sob demanda é interessante para quem quer ganhar dinheiro com a costura e quer evitar gastos a mais. Assim, você não precisa criar estoque, por exemplo. É só fazer e entregar na data combinada. E com o bom trabalho, você vai ter serviço sempre.

Abaixo, os passos são para fazer uma cortina simples, sendo que a mesma metodologia pode ser usada para cortinas para quartos. Ou mesmo para as chamadas Oxford, que são um tipo de blackout, mas menos densa e que permite alguma entrada de luz.

O passo a passo de como fazer uma cortina simples

1 – O primeiro passo é você pegar o tecido, que tem que ter o dobro da largura da área que você vai usar. Isso porque quando pendurado, as ondulações deixarão uma aparência mais reduzida. Uma ideia é criar um painel inteiro e dividir em dois depois.

2 – O próximo passo é medir e cortar o tecido nas laterais, já pensando na medida desejada. Referente à barra, corte o tecido da cortina com 20 centímetros a mais. Depois, dobre em duas vezes, sendo 10 centímetros cada dobra. Use alfinete e costure a barra.

3 – Um terceiro passo de como fazer uma cortina simples é sobre repetir o processo da barra, mas na parte superior.

4 – Aí vem o passo sequencial, que é cortar o forro reduzindo as medidas do tecido principal em 15 centímetro. Isso também serve para a criação das barras.

E vem a parte final

5 – O quinto passo tem a ver com sobrepor o forro e a cortina. Logo, isso vai garantir que o limite da barra da primeira barra fique em 5 centímetros do limite. Você também deve alfinetar essa parte.

6 – Aí vem a parte de dobrar a parte maior da cortina, com o forro para dentro. Depois, costure de todos os lados, dando o acabamento que você sabe fazer.

7 – O último passo é sobre ir lá no topo, em linha reta, aplicar clipes de pressão. Tem um detalhe: quanto mais clipes você adicionar, então, mais onduladas serão as cortinas. Por fim, aplique as argolas nos clipes.

Ah, após isso, repita o mesmo processo na outra folha e assim você prova que acabou de aprender como fazer uma cortina simples. É mais fácil do que você pensa, não é? O que permite criar cortinas de varão personalizadas, únicas, exclusivas.

Abaixo, tem um vídeo que ensina com outras técnicas como fazer uma cortina simples, veja só e compare:

Os materiais

A gente sempre começa o texto falando sobre os materiais que serão usados. Hoje, a gente fez o contrário. E tudo bem porque entender como fazer uma cortina simples é mais importante. E agora você vai ver o que precisa ter em casa ou no ateliê para iniciar o processo.

Leia outro artigo curioso: Qual o melhor tecido para fazer toalha de mesa? Existem ao menos 4 opções

Basicamente, uma ideia inteligente é optar pelo algodão como tecido. Isso porque ele é mais fácil de ser manuseado e acaba sendo uma ótima alternativa para costureiras iniciantes. Além do mais, ele permite várias estampas, cores e é um material natural.

Para quem tem mais experiência, uma próxima ideia é pensar em costurar cortinas com poliéster, que é um tipo de algodão acrescido de outras fibras. Nesse caso, a vantagem é que ele amassa menos e pode ser lavado até mesmo na máquina de lavar.

Do lado do forro, a recomendação é usar um tecido puramente sintético. Logo, também se deve pensar nas argolas, que podem ser escolhidas com base nos ilhoses.

[fc id=’2′][/fc]