Veja como fazer um tapete de retalho na máquina de costura [5 passos]

Veja como fazer um tapete de retalho na máquina de costura [5 passos]

Parece uma ideia simples, só que tende a ter muito resultado do ponto de vista financeiro. Afinal, seja casa, apartamento, loja ou qualquer lugar, os tapetes podem ser alternativos interessantes para tornar o ambiente agradável. Por isso, fazer um tapete de retalho na máquina de costura pode ser lucrativo para você.

Ah, e mesmo que você não tenha um grande ateliê ainda ou que não tenha todas as habilidades que existem no mundo para costurar, saiba que é possível. Com apenas alguns pedaços de tecido e uma máquina de costura já é possível começar. Continue lendo para ver todo o passo a passo para essa construção.

O que você vai precisar

Você vai precisar de retalhos de tecido. E o ideal é que, para fazer um tapete de retalho na máquina de costura, você tenha medidas que sejam de 10 cm por 15 cm ou nessa proporção. Também vale a pena ter um pedaço maior, de tecido em jeans, de 65 cm por 40 cm.

Fora isso, vem todo o material de costura que você já conhece, como a máquina de costurar, a linha, a agulha, a tesoura, além de régua e lápis. Visto isso, vamos aos próximos passos.

O passo a passo para fazer um tapete de retalho na máquina

1 – O primeiro passo para fazer um tapete de retalho na máquina de costura é escolher os retalhos que você vai usar na montagem do seu tapete. O mais legal é que nesse tipo de trabalho você pode soltar a sua criatividade, seja baseando-se em cores ou desenhos, além das medidas.

2 – O segundo passo é sobre cortar o tecido jeans no tamanho já indicado. É nele que você fará uma costura na barra nas laterais para não desfiar. O ideal é dar uma distância de um pé de máquina para que fique em um padrão bom. O jeans será a base para o tapete, entendeu?

3 – O terceiro passo para fazer um tapete de retalho na máquina de costura é riscar linhas verticais na base que você tem, que é o jeans. Use uma régua para fazer tudo certinho e separe as distâncias entre 10 cm entre cada linha.

4 – Vamos ao próximo passo. Agora é hora de colocar a mão na massa e costurar os retalhos que devem ser colocados no meio de cada faixa. A ideia é que fiquem franzido no meio. Não se preocupe se houver retalhos fora do padrão ou algo assim.

5 – O próximo passo é passar a costura no meio de cada tecido e começar pela primeira fileira de retalhos sobre a barra lateral. Lembre-se que você pode organizar os retalhos de forma livre, porém, o sentido das fileiras retas é o mais comum de se fazer porque fica mais bonito.

Quais os tecidos usar

Se você ficou pensando em quais tecidos usar, o ideal é que você considere que, como a ideia é fazer um tapete de retalhos, o ideal é que você use o que tem de sobra no seu ateliê ou mesmo em casa. Porém, por serem tapetes, é preciso que sejam macios para os pés.

Para se ter uma ideia e clarear a sua criatividade na hora de fazer um tapete de retalho na máquina de costura, pense em tapetes feitos com tecidos em malha, em tirinhas, naquela técnica que quase todo mundo conhece chamada de amarradinhos e dá até para fazer à mão, viu, através do patchwork. Incrível, não é?

Se você quiser saber mais, considere que aqui no blog a gente tem vários conteúdos falando e ensinando como fazer peças em diferentes técnicas, como com o crochê, além dos retalhos. Ambos acabam sendo ótimas ideias para ganhar dinheiro com a costura. E você, o que acha disso?

[fc id=’2′][/fc]