Veja como fazer o ponto chuleado à mão em 7 passos rápidos

Uma boa ideia para quem não tem máquina de costura é fazer o ponto chuleado à mão. Mas, o que é isso? É uma ótima alternativa para dar acabamento em várias peças de roupas. Aliás, o conceito é simples: evitar que o tecido desfie.

Para quem gosta de técnicas de costura à mão, o chuleado sempre é uma boa ideia. Ele permite um ponto invisível, se você fizer do lado avesso da peça. Ou dá para fazer do outro lado e criar uma espécie de “exclusividade” também. É ótimo para fazer bainhas.

O ponto chuleado é uma técnica de ziguezague, também. Por isso, quando se puxa a linha e desce na diagonal, o que se tem é um pontinho na mesma altura. Para quem busca dicas para “unir dois tecidos à mão”, a técnica também é bastante interessante e fácil, como veremos.

O passo a passo em 7 etapas

1 – Use dois pedaços de tecidos que quer unir. É preciso que fiquem frente a frente. Isso é o que vai tornar um ponto invisível. Já se os avessos estiverem frente a frente, você vai criar um ponto decorativo. Aliás, o que também pode ser bacana, mas não no primeiro momento.

2 – Agora é hora de colocar a linha na agulha. Depois, prenda na borda do primeiro pedaço de tecido. Faça isso como preferir. Uma boa ideia é amarrar as pontas da linha em um único nó. Depois, costure com a agulha através do tecido e puxe a linha até o nó.

3 – O terceiro passo é sobre inserir a agulha no outro pedaço de tecido e puxar o fio. Aperte o máximo que for possível, lembrando que a linha pode arrebentar se puxar muito ou a costura ficará frágil se apertar pouco.

4 – Em um próximo passo, pegue a agulha e leve até o primeiro pedaço de tecido. Passe a linha por cima da costura para fazer isso do jeito certo.

5 – Agora é hora de colocar a agulha em ambos os pedaços de tecidos. O ideal é que fique 1,5 mm acima de onde você colocou a agulha a primeira vez. O outro ponto vai entrar no primeiro pedaço de tecido. Faça de um jeito que a linha enrole em cima da costura de cada ponto.

A parte final…

6 – A partir daqui fica mais fácil fazer o ponto chuleado à mão se você entendeu os passos anteriores. Isso porque basta repetir os passos 4 e 5 até que você termine toda a carreira. O ideal é enrolar a linha a cada ponto, por cima da parte superior da costura.

7 – Por último, você deve amarrar a linha no final da carreira. Como? Insira a agulha de volta debaixo do ponto chuleado e puxe até o final. Quando tiver uma pequena volta sobrando, insira a agulha até o centro e puxe para criar o nó. Depois, corte o restante da linha. Assim, você aprendeu de que modo fazer o ponto chuleado à mão de forma rápida e fácil.

Só dá para fazer o ponto chuleado à mão?

Não. A verdade é que se você tem uma máquina de costura de acabamento, como a overloque, também é possível fazer o ponto chuleado nela. O passo a passo é ainda mais fácil porque a máquina auxilia demais nesse processo.

Relembre um vídeo que fez sucesso no Youtube:

A apresentação é feita pela “A Costureirinha”, que tem um canal no Youtube com vários vídeos educativos sobre a costura. Ela ensina a fazer bolsas em origami, arrematar, costurar reto em máquinas e muito mais. No vídeo acima, que tem menos de 5 minutos, dá para aprender a chulear na máquina.

E tem outra matéria que se parece com essa e você pode gostar: “como costurar feltro a mão“?

Patchwork

Cabide de Veludo