Descubra o que é preciso para fazer enxovais e ganhar dinheiro com isso

É possível que você já tenha pensado na ideia de fazer enxovais. Correto? Afinal, hoje em dia esse é um mercado promissor, que vai da famosa “cama, mesa e banho” até mesmo os “artigos para bebês”. Agora, o que será que é preciso para a ideia dar certo? A gente conta!

Público

Antes de qualquer coisa, você tem que ter um público-alvo. Se ainda não tem clientes, tudo bem. Porém, é necessário estudar o mercado e saber quem vai comprar de você. Esse foco vai determinar os outros pontos, por isso, deve vir antes de qualquer coisa.

Afinal, uma coisa é vender para as futuras mamães e outra, bem diferente, é fazer a venda para quem vai casar, para donas de casa, etc.

Espaço

Aqui, nós temos outro ponto que é importante. E nesse caso, ele vai variar bastante a partir da sua ideia. Mas, no geral, recomenda-se um lugar com, pelo menos, 50 m². Isso porque nele precisarão estar as máquinas de costura, os tecidos, as produções, etc.

Nesse ponto, vale a pena a gente considerar que nem sempre será possível usar um cômodo de casa para montar esse tipo de fábrica. Em algumas situações, talvez seja melhor pensar em alugar um espaço e se for de grande movimentação de pessoas, melhor ainda.

Maquinário

Quanto às máquinas para fazer enxovais, considere ao menos uma overlock, uma de costura reta, uma de corte e a de bordar também pode ser boa. Curiosamente, em um primeiro momento, você pode até pensar em comprar as que são domésticas ou semiprofissionais.

Agora, se você acha que isso significa gastar muito, considere que é possível ir comprando aos poucos para testar a sua ideia. No Brasil, há histórias de pessoas que não investiram mais do que R$ 1 mil e conseguiram ir aumentando a produção gradualmente.

Investimento

Além das máquinas de costura, você também terá que investir em outras áreas, como no atendimento ao cliente, ao pensar em telefones ou computadores, além de anúncios e todo esse tipo de coisa. Aliás, para formalizar a sua empresa, você terá algum gasto também.

Ah, outra coisa é pensar que você terá que ter o tecido e outras matérias-primas que serão usadas, né. Ao passo que conhecer e estudar fornecedores pode ser uma ideia interessante, mais barata e que permite lucros maiores. Então, lembre-se sempre disso.

Inovação

O ponto da inovação vai entrar somente após a sua ideia ter dado certo. Ou seja, é quando fazer enxovais teve resultado e agora você quer ia além disso. Dá para pensar em montar uma fábrica de enxovais, por exemplo. Para isso, porém, você precisa saber de algumas coisas.

Um exemplo é triplicar o seu espaço, pelo menos. Além de comprar ou atualizar as máquinas. E no fim das contas, ao menos uns R$ 30 mil de investimento serão necessários. De todo modo, você dará um passo importante para transformar a sua ideia em um grande negócio.

Ainda não sabe como fazer enxovais?

Se você leu até aqui e sentiu o seu espírito empreender, ótimo. Porém, pode ser que você ainda não tenha experiência com esse tipo de costura, né? Nesse caso, a ideia é uma só: busque o conhecimento, se especialize e estude o máximo que for possível.