Aprenda a fazer consertos de roupas em casa com essas 3 dicas

Como Costurar sem Pagar

Aprenda a fazer consertos de roupas em casa com essas 3 dicas

Costurar um rasgo naquele vestido que você gosta ou até mesmo pregar um botão da camisa é algo que pode ser feito sem que se tenha uma máquina de costura profissional, sabia? Se você tem tempo e vontade, considere fazer consertos de roupas em casa e economizar um bom dinheiro. Aliás, lá no futuro, quem sabe, isso não se torna fonte de renda, né.

O conserto de roupas

As técnicas de costuras são melhoradas desde quando essa atividade surgiu, há cerca de  mil anos atrás. Agora, a primeira dica é: não se sinta incapaz de obter algum ou qualquer conhecimento sobre a costura – porque sempre dá para aprender. Só que primeiro tenha calma. Nós iremos ajudar você nos primeiros passos.

Aliás, não importa o quão longe você quer ir na costura, a concentração e a disciplina são fundamentais para a chegada. Sem falar ainda que costurar não é um sexto sentido, é a prática junto com toda teoria possível.

Aqui ajudaremos você começar costurar a mão para fazer consertos de roupas em casa e não desanimar com os obstáculos. Para isso, você pode seguir caminhos deixados por pessoas pioneiras no assunto irão te ajudar.

1 – Aprendendo como costurar a mão

A primeira dica para fazer consertos de roupas em casa é justamente aprender a costurar a mão.

Se você pensa que só é possível ter bom resultado costurando com máquina, já começou errado. E está equivocada. Mesmo tendo sido inventado máquinas de costura em 1851, muitas pessoas ainda usam técnicas de mão para alinhavar.

Isso prova que não tem mistério para costurar. Assim, se informar sobre agulhas e linhas é um bom passo, mas nada se compara com a prática.

Portanto, saber fazer reparos ou mesmo as novas peças seja para vender ou quebrar um galho em casa, é algo que só vai depender de você mesmo.

Como dica final, nós deixamos a você a ideia de passar a linha através do buraco da agulha e começar costurando retalhos. E perceba: começar é um passo importante.

2 – Separando as ferramentas necessárias

Outro passo, ou melhor dica sobre fazer consertos de roupas em casa , é sobre o que usar. Já falamos da linha e agulha, né. Agora, considere que não custa muito ter as ferramentas exigidas para começar pontear a mão.

É óbvio que a compra de uma máquina exige investimentos, por isso, sugerimos que você comece usando as mãos. Tanto para sentir os movimentos e formular sua prática quanto para ver o quão gosta desse processo. Aliás, isso evita frustrações ou atitudes precipitadas.

Quando você suturar seus primeiros pontos vai matar os monstros que criou sobre o assunto. E a prova de que dá para fazer consertos de roupas em casa sem complicações. Agora você saberá o que é preciso para costurar e acabar com buracos em sua roupa sem máquinas:

  • Agulha – Estude qual agulha serve para cada tipo de tecido. As mais espessas são para tecidos mais grossos
  • Linha – Estude sobre qual linha usar. A linha de poliéster vale em tecidos sintéticos
  • Tecido – Roupa ou tecido para costurar? Comece com tecidos para treinar

Curiosamente, veja que há diversos kits que podem ser comprados a preços baixos e possuem todas essas ferramentas básicas, como agulha, linha, tecidos, entre outros.

3 – Conhecendo as técnicas de costura

São várias as possibilidades de pontos feitos com agulhas e linhas. Vamos ver algumas das possibilidades para praticar e logo conseguir alcançar pontos firmes e contínuos. Não se esqueça, se você quiser alcançar a perfeição da costura a mão, é necessário disciplina e treino.

  • Ponto Alinhavo – é o ponto de segurança baixa. O alinhavo é indicado para costuras de emergência ou para de demarcação temporária. Eles são pontos de espaçamento iguais e largos, em cima e em baixo.
  • Ponto atrás – é um ponto firme e usado para muitos fins, como reforçar ou refazer costuras. O uso é fácil: vá com a agulha do ponto um para o dois, por fim leve diretamente ao três, volte ao quatro e assim por diante.

Então, pratique esses dois pontos até avançar para os próximos pontos, que são mais complicados. Se a ideia é fazer consertos de roupas em casa, comece pelo alinhavo e ponto atrás. Combinado? Treine de maneira que seja prazeroso, o excesso de qualquer coisa pode trazer diversos malefícios.

Pratique, pratique e pratique para fazer consertos de roupas em casa!

Por fim, ficou evidenciado a importância de saber escolher qual material usar para cada tecido. A prática e paciência são peças fundamentais dentro do mundo da costura. Saber pontos e para que cada um serve é imprescindível na busca do resultado, que é simples: fazer consertos de roupas em casa.

Quer continuar aprendendo e quem sabe começar seu negócio? Fique de olho aqui no nosso blog.

[fc id=’2′][/fc]