5 curiosidades da alta-costura que quase ninguém sabe

curiosidades-da-alta-costura

5 curiosidades da alta-costura que quase ninguém sabe

O tema da alta-costura é desconhecido para muita gente. Porém, essa categoria traz muitos assuntos interessantes, desde a criação até mesmo o tempo de produção de uma única peça. Nesse texto, você vai ver 5 curiosidades da alta-costura que vão impressionar você.

1 – A criação da alta-costura

O nome por trás da criação da alta-costura é Charles Frederick Worth, um estilista inglês que falou sobre isso no século XIX. Ele se tornaria uma grande referência e a primeira referência da alta-costura mais tarde. Foi quem colocou modelos em passarela ao invés dos cabides.

2 – As peças da alta-costura

Outra das curiosidades da alta-costura é que as peças são todas criadas artesanalmente. Por isso, representam modelos exclusivos, que, quase sempre, são feitos em tecidos nobres, ora com bordados, ora com pedras, ora com metais preciosos, etc.

As peças podem ser de vários tipos, como vestidos, casados, calças, outros. E, como você imagina, o preço é bem mais elevado da média de uma peça de vestuário do mercado comum. É para clientes mais ricos, mais abastados.

Aliás, ainda sobre as peças da alta-costura, considere que as coleções lançadas nas passarelas são únicas. Assim, cada modelito é feito sob medida e serve como uma espécie de prova. Essa regra está dentro da lei “Chambre Syndicale de la Haute Couture”.

3 – Os membros da alta-costura

Para participar dos desfiles da alta-costura, as empresas/marcas precisam ser membros permanentes. Por isso, você sempre vai ver nomes como Chanel, Christian Dior, Franck Sorbier, Atelier Gustavolins, entre outros.

E para ser membro, o que também é chamado de Maison de alta-costura, é preciso ter um ateliê em Paris, na França, e empregar pelo menos 15 funcionários em tempo integral.

Outra das curiosidades da alta-costura é que cada Maison possui ao menos uma modelo oficial, que participa dos eventos, da passarela e das fotos. Por exemplo, a Hadassa Lima é uma modelo brasileira que é a modelo oficial da Franck Sorbier.

4 – Os clientes da alta-costura

Você pode estar pensando aí uma coisa: ah, mas quem é que compra peças tão luxuosas assim? Na verdade, existe uma grande disputa entre as clientes do mundo todo. Algumas marcas de luxo disseram que tinham 200 clientes no mundo, especialmente, americanas.

Atualmente, elas afirmam que o público-alvo é formado por mulheres abonadas, atrizes e todo mundo que gosta da alta-costura, sendo que essas pessoas vêm do mundo todo, mesmo, como do Oriente Médio.

Ah, tem um detalhe aqui. Quem compra a alta-costura de vez em quando é chamado de comprador. Já o cliente é quem compra com frequência. E entre as americanas e árabes, hoje há clientes que são russas também.

5 – Quanto custa a alta-costura

E já que falamos das clientes, também é interessante saber sobre o preço de uma peça da alta-costura, você não acha? Considere que isso varia bastante conforme o modelo e a marca. Mas, não dá para encontrar peças abaixo de 100 mil dólares.

Esse é o caso de vestido black-tie de Yves Saint Laurent ou da coleção Madame Butterfly, de John Galliano, que foi feita para a Christian Dior. E tem outra coisa: acredita-se que existam apenas 2 mil alfaiates qualificados para o trabalho da alta-costura no mundo, acredita?

Esses profissionais, que conseguem a “sorte” de estar com o nome estampado dentro das marcas mais luxuosas da moda, conseguem salários que estão estimados em 75 mil dólares.

A última das curiosidades da alta-costura: o tempo de produção

Para fechar o artigo sobre as curiosidades da alta-costura, saiba que uma peça da alta-costura pode demorar mais do que 130 horas para ser concluída. Isso foi divulgado quando uma matéria foi feita com foco na Dior. E as horas mencionadas é uma média de todas as peças que vão para as passarelas.

Saiba mais sobre a costura nas outras matérias que temos aqui no blog.

[fc id=’2′][/fc]