5 dicas para costurar malha em máquina doméstica

Dicas para costurar malha em máquina comum

5 dicas para costurar malha em máquina doméstica

Quem nunca teve medo de costurar malha em máquina doméstica que atire a primeira pedra. Para muita gente, essa é praticamente uma missão impossível da costura. Ainda mais se for para costurar uma peça de malha sem o uso de máquinas apropriadas para isso. Porém, a máquina doméstica pode dar conta e nós vamos mostrar como é possível.

A melhor máquina para costurar malha

Antes de qualquer coisa, considere que existem acabamentos que não são possíveis de serem feitos em casa. Ou seja, em máquina domésticas e caseiras. Além disso, com uma máquina overlock tudo ficaria muito mais rápido e fácil.

Mas, não é impossível usar uma máquina comum para confeccionar uma peça de malha. E esse é o foco do artigo.

O segredo para costurar malha na máquina comum é testar muito. Isso porque cada tipo de malha se porta de uma maneira diferente. Então, procure gastar um tempo antes de começar a costura da peça testando os pontos. Além da tensão da linha nos retalhos de seu tecido. Vamos às dicas!

1 – Preparar a malha

Antes de começar a costurar malha em máquina doméstica, abra o tecido de malha sobre uma mesa ou região mais plana. A partir disso, faça algumas dobras ou ondas, procurando deixá-las bem soltas. Depois, deixe descansar por 12 horas, pelo menos. Isso ajuda a soltar a tensão existente nos fios.

Algumas malhas costumam encolher mais e outras encolhem menos. Porém, quanto maior a porcentagem de algodão presente no tecido, maior o risco dela encolher após a lavagem.

Aliás, há um problema em lavar a malha para o pré-encolhimento! Após a lavagem, ela se torna mais difícil de ser trabalhada, pois perde um pouco de sua estabilidade. No Youtube tem um vídeo que fala exatamente como preparar a malha, veja só:

2 – Ver a elasticidade e o alongamento

Então, isso nos traz à próxima dica. Os moldes que são desenvolvidos para tecidos com elasticidade vêm com esta anotação: “para tecido com n% de alongamento”.

Para isso, é preciso que você calcule a elasticidade de seu tecido. O resultado vai ser sobre saber se ele está de acordo com o que o molde está pedindo.

E o calculo para a elasticidade da malha é muito simples:

  • No sentido perpendicular as ourelas, marque um trechinho de 10 centímetros com alguns alfinetes.
  • Procure não marcar muito perto da beirada do corte para não acontecerem distorções.
  • Estique o tecido perto de uma régua e mantenha uma das agulhas no ponto 0 da régua.
  • Com isso, veja até onde vai a outra agulha.
  • Essa distância será a porcentagem de alongamento.
  • Para cada centímetro que for alongado, você terá uma porcentagem de 10%.

Se não entendeu a conta ainda, não pule etapas. Voltei no início do tópico e faça as contas de novo. Já que isso vai ser muito importante na hora de costurar malha em máquina doméstica.

3 – Escolhas as agulhas

A agulha a ser usada na máquina deve ser do tipo chamada “ponta bola”. Como o próprio nome já diz, ela possui a ponta arredondada, atravessando a trama da malha sem comprometer as suas fibras. No seu topo, ela tem uma faixa dourada. Normalmente, ela já vem junto com a máquina. Isso também ajuda muito na hora de costurar malha em máquina doméstica.

4 – Fazer o corte

No corte, a atenção deve ser voltada para o fio do tecido que é indicado no molde. O fio deve ficar perfeitamente paralelo a ourela da peça. Caso contrário, as costuras ficarão desalinhadas em seu corpo. Portanto, procure reservar um tempo para fazer muito bem o alinhamento do tecido e fazer um corte perfeito, pois isso faz muita diferença.

5 – Iniciar a costura

O ponto reto, que é comumente usado para costurar tecidos, não funciona com a malha, pois ele não estica junto com o tecido. O ponto chamado zig zag funcionará muito bem, pois as máquinas de costura mais atuais já possuem vários pontos elásticos.

Aliás, conheça também alguns pontos que podem ser feitos à mão em uma matéria que fizemos há alguns dias.

O que fazer com malha?

Agora você sabe tudo o que é importante para costurar malha em máquina doméstica. O próximo passo é começar a usar a sua criatividade para criar as peças. Elas podem ir de roupas até mesmo acessórios ou brinquedos. Uma boa dica é pesquisar e fazer um estudo de mercado para saber o que pode ser mais rentável para você.

[fc id=’2′][/fc]