Controlar o pedal da máquina de costura? 5 exercícios para treinar a velocidade

Se tem uma coisa que toda pessoa que está começando a costurar sente dúvidas é sobre como controlar o pedal da máquina de costura. Essa parece ser uma verdadeira pedra no sapato de muita gente – literalmente falando.

Só que essa dúvida vai acabar agora. A gente tem aqui alguns exercícios que podem ser feitos no dia a dia e ajudam demais você a conseguir ter essa espécie de autocontrole na costura. É claro que é praticando que se consegue a perfeição. Mas, como começar? Veja as respostas.

1 – Usando a folha com traçados

No primeiro momento, você não vai usar a agulha. Então, “desparafuse” ela da sua máquina e tire. Na sequência, você pega uma folha em branco e faça linhas retas e outras em ziguezague. No primeiro momento, você tem que deixar o pé calcador com a linha da sua folha. Esse é o primeiro exercício, o mais fácil para aprender a controlar o pedal da máquina de costura.

2 – Usando a linha na agulha

Agora você vai colocar a agulha na máquina – e feche o parafuso. Passe a linha também, hein. Isso deve ser feito após treinar sem a agulha na máquina, ok? Naquela folha. Agora, o processo é o mesmo, só que com a linha na agulha. Combinado? O foco é seguir a linha reta, mas com a linha, o que aumenta a dificuldade.

3 – Descobrindo a velocidade

Em um próximo passo, o que seria um novo exercício para controlar o pedal da máquina de costura, você vai repetir o passo 2, acima. No entanto, a ideia é você “brincar” com a velocidade da costura. Veja como ela pode dar “trancos” ou ir lentamente demais. A ideia é que você encontre a sua velocidade ideal.

4 – Aprendendo a fazer o retrocesso

O retrocesso é aquela espécie de “botão” da máquina de costura que funciona como alavanca. E o resultado final disso é fazer alguns pontos (geralmente, 3 pontos) para evitar que a costura desfie. Ou seja, são 3 pontos para “trás” e outros três para “frente” para reforçar a costura. Bacana fazer isso várias vezes para entender a importância do retrocesso na costura.

5 – Preenchendo a folha toda

Agora, mais uma dica para entender e ver o seu aprendizado nessa verdadeira aula sobre como controlar o pedal da máquina de costura. Aqui, você faz várias linhas na folha em branco. E aí costura em todas elas, sempre fazendo o retrocesso. Depois de terminado, observe se você manteve a qualidade ou se algum traçado ficou ruim. Compare!

Bônus: continue treinando sempre

Só para concluir essa parte das dicas, a gente quer que você pense aqui que sempre dá para continuar treinando. Só para explicar isso, a gente pode fazer linhas com ângulos, ao invés das linhas retas, na folha.

Para isso, quando chegar no ângulo, você pode usar botões manuais da máquina. Por exemplo, você tem o botão que diminui a costura, o que é importante para esses momentos de “curva”, que terá que fazer para costurar em linha reta, mas com angulações.

Pegou? Esse sim foi o último exercício desse texto para aprender como controlar o pedal da máquina de costura.

Como saber mais sobre isso?

Esse texto que você acabou de ler foi bem útil para você, não é mesmo? Afinal, a dúvida sobre como controlar o pedal da máquina de costura é muito comum entre as pessoas aspirantes a costureiras e até mesmo entre as mais experientes.

Mas, se você quer saber mais, leve em conta que as informações foram retiradas do canal do Youtube da Lara Rogedo, que é uma designer de moda e professora de costura. O vídeo todo dela tem pouco menos de 15 minutos, mas você pode assistir na íntegra, se quiser.

E tem outra coisa: aqui no nosso blog, na parte de artigos, você encontra muitas dicas importantes para a sua vida profissional, de costureira. Temos dicas técnicas, como essa de controlar o pedal da máquina de costura, além de outras, focadas no seu negócio. Leia.