As 7 contas domésticas no ateliê de costura que você não pode esquecer

contas-domesticas-no-atelie

As contas domésticas no ateliê que vamos citar aqui são aquelas que vão existir mesmo quando a sua produção estiver parada. Ou seja, não estamos falando sobre comprar novas máquinas de costura, mas sim de manter a oficina de costura funcionando. Beleza?

Serão apenas 7 dicas de como manter uma planilha de custos assertiva. Veja!

1 – O aluguel do espaço físico

A primeira das contas domésticas no ateliê é a mais óbvia de todas: o aluguel. Agora, se você trabalha em casa e não vai ter esse gasto, ótimo. Se não, vai precisar considerar ele sim.

Pensando em um ponto comercial de grande cidade, isso pode passar dos R$ 5 mil, viu. Então, é o seu gasto número 1 a ser estudado.

2 – A energia elétrica

A energia elétrica pode não representar a maior parte do seu orçamento na oficina de costura. Porém, sempre está ali, ainda mais em épocas de racionamento, onde o preço fica mais caro. Então, atente-se a isso.

Ah, alguns equipamentos não possuem aquele selo de eficiência energética e nessa hora você vai ver como fica mais caro.

3 – O uso de água

A água, minhas amigas, também tem o seu valor, viu. Então, lembre-se dela como uma das contas domésticas no ateliê, ainda que seja dividida com a sua casa.

O ideal é saber dividir esse tipo de gasto entre as contas familiares e as da empresa. Porque se não vai virar uma bagunça só depois, quando o ateliê estiver produzindo muito mais.

4 – As linhas de comunicação

Aqui, a gente quer falar sobre tudo o que pode representar um tipo de gasto para você, desde o telefone até mesmo a internet. O fato é que você terá a sua mensalidade com isso. Portanto, dê a devida atenção ao plano.

Só para se ter uma ideia geral disso, saiba que hoje em dia é praticamente impossível pensar em uma empresa, independente da área ou do mercado, sem conexão com a internet, né.

5 – A limpeza do lugar

Mais uma das contas domésticas no ateliê é aquela que tem a ver com a limpeza do lugar. E por mais que você ache que água e sabão não vai representar muito do seu orçamento, calma.

Você vai ter um custo mensal com isso. Ainda mais com sacos de lixo, vassouras e todo tipo de higienização que a sua oficina exige.

6 – Os funcionários ou serviços

A gente optou por mencionar funcionários ou serviços no mesmo tópico por um motivo: há quem opte por não contratar ninguém no começo e ir levando o ateliê até que novas demandas surjam.

Nesse caso, pode ser que você tenha parceiros ou prestadores de serviços, como entregadores ou agências de marketing. Então, é um gasto mensal de todo modo e será importante nas contas domésticas no ateliê.

7 – A parte fiscal do negócio

Com certeza, essa é a última das contas domésticas no ateliê, porém, a que mais as pessoas esquecem também. Se você é MEI, Microempreendedora Individual, terá que pagar a DANFE para o governo. Se é ME, Microempresa, tem ainda mais gastos. Então, anote e considere!

É importante saber também se você precisará fazer acompanhamentos jurídicos ou aquele tipo de avaliação que exige o trabalho de um fiscal. Tudo isso pode encarecer o seu orçamento financeiro empresarial.

As contas domésticas no ateliê que são variáveis

Acima, a gente falou de todo gasto que é fixo, no sentido de se manter mesmo quando a produção fica zerada. É comum que os preços deles também se mantenham ou tenha alterações mínimas. Mas, há as contas variáveis também.

Veja quanto custa um ateliê de costura hoje em dia a partir de 5 investimentos

Então, no fim das contas, na hora de cobrar pelos serviços, pense também em investimentos como com máquinas, acessórios, ferramentas e tudo o que tem a ver com a produção!