Vale a pena comprar um steamer profissional?
Se você perguntar se vale a pena comprar um steamer profissional para ter em casa, devido ao preço dele, possivelmente, a resposta será negativa. Mas, se você é costureira ou trabalha na alfaiataria ou em alguma loja de roupas, sabe que ele é de extrema importância.
Afinal, é uma ferramenta indispensável para quem gosta de ver as roupas impecáveis. Logo, nesse caso, parece que ter um steamer é essencial. Mas, se você está na dúvida sobre isso, tudo bem. Continue lendo que nós vamos falar mais desse tipo de produto.
Vaporizador ou ferro de passar
Muita gente confunde os termos, mas é bem legal a gente explicar no começo para você entender do que estamos falando, ok? Afinal, só assim você vai saber se vale a pena comprar um steamer profissional ou não. Vamos lá.
Um vaporizador tem uma função parecida com a do ferro de passar roupas. Porém, eles são bem diferentes. O vaporizador ferve a água do reservatório para produzir o vapor que desamassa ou alisa as roupas.
Por essa função, ele também acaba sendo ótimo para eliminar bactérias e ácaros das roupas, dos colchões ou mesmo de tapetes. Por outro lado, o ferro usa o efeito Jaule, que nada mais é do que gerar calor através de uma corrente elétrica. Ou seja, ele tem um resistor para isso.
Ah, na prática, o que muda é o conforto e a facilidade em passar roupas. O ferro é menos prático enquanto vaporizadores são ótimos para roupas que são menos pesadas. Um vaporizador é também um steamer, está bem? Logo, ao pensar em comprar um steamer profissional, você também pode considerar o vaporizador no estudo.
Vaporizador, steamer ou passadeira a vapor
Já nesse caso, estamos falando praticamente da mesma coisa. Assim, eles mudam muito pouco entre suas funções. Um steamer tem a vantagem de ser mais prático porque ele é portátil enquanto vaporizadores e passadeiras a vapor são mais estáticas. Por isso, parece que comprar um steamer profissional é uma boa ideia, certo? Vamos continuar avaliando.
No fim das contas, é por isso que sempre se pergunta sobre valer a pena comprar um steamer, devido a sua praticidade. Ah, e tem outro detalhe que não falamos ainda, esses steamer consomem bem menos energia do que os ferros de passar, viu.
Um ferro pode ter mais de 2.000 watts de potência. Já um steamer possui 1.350 ou um pouco menos. Na internet, a gente tem um modelo de 1.350, que é bem completo, sendo indicado para todas profissionais da passadoria, inclusive. Veja como ele funciona no vídeo abaixo:
No caso desse exemplo, ele é seguro para ser usado em todos os tipos de tecidos, tem aquecimento rápido, cabo retrátil, mangueira flexível e um dreno conveniente. Para se ter uma ideia, ele é uma escolha também de quem trabalha em lavanderia ou tem lojas de roupas.
Quando vale a pena comprar um steamer profissional
Na verdade, tudo vai depender do seu ponto de vista. Como falamos, se você trabalha na área, com certeza, é um ótimo investimento que pode ser pago em parcelas e meses. Para quem mora em casa ou vai usar de forma mais pessoal, é preciso pensar duas vezes.
Isso porque apesar das vantagens, ele pode demorar um pouco mais para ser pago, apesar de que não tem muita manutenção e pode gerar economia de energia. Assim, é mais um benefício para quem está pensando em comprar um steamer profissional.
Os fabricantes costumam dizer que o público maior é formado por lavanderias, passadorias, costureiras, lojas de departamentos, de varejo, confecções, lojas de roupas e tapeceiros. Para pessoas físicas não é comum, mas pode acontecer.
Inclusive, também é legal de saber que para alguns materiais, os steamer podem se tornar necessários já que o ferro de passar não é suficiente, como no caso de cortinas e tapetes. Aí, vale a pena pesquisar sobre a potência dele também para descobrir se vale a pena comprar um steamer profissional.