Como fazer vestido simples de verão para iniciantes de forma resumida

Na internet, a gente encontra várias perguntas das pessoas que querem aprender como fazer vestido simples de verão. E ainda tem o adicional de que nem sempre elas são profissionais da costura, mas sim iniciantes. Nós temos a resposta e você vai aprender agora!

Exemplo de vestido de verão

A partir daqui a gente vai citar de forma resumida um passo a passo de como fazer vestido simples de verão a partir do tecido, das medidas e da costura. Aliás, sobre o tecido, essa produção pode usar chifon, seda, malha, sable, organza ou mesmo o cetim.

Em termos de quantidade, usando esse modelo que trouxemos, você vai precisar de pelo menos 2 metros de tecido. Afinal, temos que acrescentar 5% de folga. E serão necessárias uma ou duas alturas de tecido conforme a largura da peça que será feita.

Como é para iniciantes, esse passo a passo para fazer vestido tem grau de dificuldade baixo. Ah, tem uma coisa: a tem um conteúdo que explica mais sobre os melhores tecidos para o verão, especialmente para quem quer fazer vestidos. Leia aqui.

Exemplo de medidas

Primeiro, tire as medidas para começar a entender como fazer vestido simples de verão. Depois, comece a desenhar. Uma ideia é pensar em uma altura de 88 cm para a frente e de 85 cm para as costas. A largura do fundo fica em 59,5 cm nesse nosso exemplo. A altura do decote pode ser de 13 cm. E o decote das costas de 13,5 cm de largura.

Aí vem a parte do ombro: 6 cm e um declive de 4 cm. Você tem que marcar 47 cm na frente e 44 cm nas costas. O perímetro do peito na frente fica em 30,5 cm e nas costas em 26 cm. Na cintura, 31 cm para frente e 36,5 cm para s costas. Siga a linha orientadora de cava.

Ainda sobre como fazer vestido simples de verão, pensando nas medidas, anote aí. É ideal que se tenha 5 cm na frente e 4,5 cm nas costas na cava. Aí você desenha a lateral, os bolsos, um retângulo com altura e largura na manga, além da copa da manga e as laterais da manga.

Exemplo de molde de vestido

Agora, para complementar o tópico acima, a gente tem uma dica que vale ouro, viu. Nós já fizemos aqui no blog uma matéria que fala sobre como usar e onde encontrar o molde para vestido. Se você não leu pode fazer isso agora:

Aprenda a usar e saiba onde encontrar um molde de vestido de malha

Na matéria, a gente explica tudo, até mesmo o motivo de usar malha para fazer vestido, o que acaba sendo uma boa opção também para quem quer aprender como fazer vestido simples de verão, né. Então, leia com atenção e use o molde ao invés de criar as próprias medidas.

Ou você pode fazer um vestido sem molde também, veja no vídeo:

Exemplo de costura

Um próximo ponto para quem quer aprender como fazer vestido simples de verão tem a ver com a costura propriamente dita. Aqui também seremos muito pontuais e breves. Então, preste bastante atenção na leitura.

Primeiro, costure os bolsos na frente do vestido. Depois, os ombros e junte as frentes das costas. Aí vem a costura da fita em viés em volta do decote. Vire par adentro e pesponte o decote. Costure as mangas, as laterais, a bainha das mangas e do fundo do vestido. Por fim, passe o ferro.

Apesar desse passo a passo ser bem simples pode ser que você queira descobrir como fazer vestido simples de verão de um jeito ainda mais fácil. A boa notícia é que tem como fazer um vestido sem costura, quer ver como? Leia essa matéria que é de alguns dias atrás.

R$24,29R$46,05 Em até 4x de R$6,07 A partir de R$23,88 no boleto

Kit para Patchwork