Veja como costurar na máquina do zero em 7 passos simples

como-costurar-na-maquina-do-zero

Veja como costurar na máquina do zero em 7 passos simples

Para muita gente que vê de fora, a costura é uma arte. No entanto, você sabia que tem como costurar na máquina do zero mesmo que você nunca tenha feito isso? Ainda que seja uma arte, saiba que ela pode ser praticada por todo mundo. Veja só os primeiros passos…

1 – Entendendo a linha

Talvez você não saiba, mas considere que a máquina de costura tem sempre dois pontos para a linha. Isso permite que ela faça linhas perfeitas para dar um melhor acabamento na roupa. Por isso, entender como costurar na máquina do zero já é diferente de costurar à mão.

Você vai notar que a linha vem da parte superior por meio de uma agulha e na parte inferior também, que vem da bobina.

2 – Colocando a linha na bobina

Agora que você sabe disso, considere que tem que colocar a linha dentro da caixa de bobina. Isso é mais fácil do que parece. Porém, você tem que tomar o cuidado de deixar ela na parte superior da máquina, próxima ao carretel.

Costurar para Fora – 5 livros para quem quer dar o primeiro passo

Depois, você deve pressionar o pedal até que a bobina pare de girar. Quando isso acontecer vai ser um sinal de que ela já tem linha suficiente para funcionar perfeitamente. E esse é só o segundo passo para aprender como costurar na máquina do zero, hein.

3 – Colocando a linha na agulha

Se a gente já passou da parte de ter a bobina cheia de linha, guarde ela na caixa reservada para isso. Então, vamos a próxima dica, que é sobre colocar linha na agulha.

Para isso, puxe a linha do carretel, introduza no estica-fio superior e desça até conseguir inserir a linha na agulha. Na sequência, gire o volante para que as linhas da bobina encontrem a agulha. Para quem ficou com dúvidas nessa parte, veja o vídeo:

4 – Começando a costurar na máquina

A partir daqui a gente tem alguns passos bem mais objetivos sobre como costurar na máquina do zero. Afinal, é hora de começar os trabalhos, literalmente falando.

Com as linhas ajustadas, agora é hora de pegar um pequeno pedaço de tecido e testar a sua máquina de costura doméstica. O legal é fazer um estudo sobre vários pontos para testar eles agora mesmo. Ou seja, agora é a hora de treinar.

5 – Por onde começar a costurar

Se há uma boa ideia para quem quer entender como costurar na máquina do zero, comece pelos pontos mais fáceis da costura, como o ponto reto e o ziguezague, que é útil para arrebatar a costura.

Ah, em várias máquinas de costura dá para ajustar o tamanho dos pontos, que varia de 0,5 até 4. Isso tem a ver com a espessura do tecido. Ou seja, quanto mais fino, menor o ponto.

6 – Ajustando os pontos

Além do ajuste dos pontos, considere que a ideia é testar novos conceitos além da teoria. Ou seja, use vários tecidos de espessuras diferentes e entenda a velocidade da sua máquina de costura. Como assim? O pedal pode ser pressionado lentamente ou rapidamente.

Saiba como costurar fantasia da Mulher-Maravilha [3 passos]

Cada pessoa tem um jeito de lidar com isso, por isso, a importância de fazer testes. E agora só tem mais uma dica sobre como costurar na máquina do zero, veja só.

7 – Criando as próprias técnicas

Então, para finalizar, se você entendeu até aqui deve ter ficado claro que não existe uma regra única para costurar. De fato, dá para aprender a teoria para começar. Mas, depois, com o tempo e experiência, você vai se autoconhecimento dentro da costura.

Afinal, como acabamos de ver aqui, tem como costurar na máquina do zero mesmo que você nunca tenha feito isso antes. Uma boa ideia é começar!

[fc id=’2′][/fc]