Como costurar feltro a mão?

Como costurar feltro a mão?

Para quem gosta de costura e, principalmente, para quem está iniciando nessa arte, começar a fazer trabalhos com feltro pode ser um bom exercício para praticar e treinar. Além disso, o feltro permite a criação de uma enorme variedade de peças coloridas e bem engraçadas.
O que muita gente não sabe é que o feltro é um tipo de tecido que, embora não pareça muito, tem um efetivo lado avesso. A parte que é mais grossa e felpuda é a área certa para se riscar, sendo, portanto, o lado avesso do tecido.
Por vezes, a qualidade de alguns feltros acaba por dificultar a imediata e correta identificação entre os dois lados. Quando houver dúvida, faça esse teste: Puxe um pouco do tecido com a ponta de seus dedos, para saber qual é, de fato, o lado mais grosso.
Essa dica é importante, pois se você acaba criando um trabalho em um feltro do lado errado, toda a estética final da peça pode ficar muito comprometida.

Marcar o molde no feltro

Para riscar o molde no feltro que será utilizado, é importante usar canetas ou lápis macios. Um lápis tipo HB, canetas especiais que apaguem com borracha e, até mesmo, marcadores próprios para o feltro são ótimas opções.
O importante é que as pontas sejam macias e finas, para não comprometerem a qualidade do feltro e, consequentemente, o trabalho. No final de tudo, as costuras e outras peças de feltro sobrepostas ou coladas camuflam as marcas no feltro e também podem ser apagadas ou cortadas, caso prefira.

Tipos de Linhas

Para um trabalho bem bonito e muito bem finalizado, não é recomendado o uso de linhas de costura que são comuns, pois elas são muito finas e não valorizam a parte final da peça. Para trabalhos em feltro, são aconselhadas as linhas de meado ou as de presponto, pois elas são as melhores para casear e para alinhavas.
Procure dar preferencia as linhas de presponto, pois com elas o trabalho ficará mais perfeito e não terá o risco de embolar, pois não há a necessidade de se colocar dois fios na agulha, como é feito com linhas de meado.

Tesouras e Cortadores

As tesouras que são mais indicadas para se fazer trabalhos em feltro são aquelas que são especificas para esse tipo de tecido ou, então, uma boa tesoura de tecido. Lembrando que ela deve ser sempre bem afiada. É muito útil ter em sua caixa de costura dois tamanhos diferentes de tesouras, pelo menos.
Uma para cortar o feltro em seu tamanho maior e outra para peças mais pequenas. Procure evitar cortar outros tipos de tecido ou mesmo papel com a tesoura que está destinada para os trabalhos com o feltro.
Os cortadores prontos, como o x-ato, são uma boa e prática solução para você trabalhar com peças de feltro que são mais pequenas, de maneira muito rápida e eficaz. 

A desvantagem desses cortadores é que, normalmente, eles já trazem tamanhos e desenhos que são pré-estabelecidos entre eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *