Aprenda como costurar a renda que rasgou em 3 situações emergenciais

como-costurar-a-renda-que-rasgou

Aprenda como costurar a renda que rasgou em 3 situações emergenciais

A renda é um dos tecidos que costumam ser mais apreciados pelas mulheres. E não se trata apenas do vestido de noiva, está bem? O problema é quando situações nada agradáveis acontecem. Por isso, vamos saber o que fazer e como costurar a renda que rasgou.

A ideia é trazer aqui várias situações dessas, que são bastante imprevistas e podem causar o maior problema para você. Logo, temos algumas soluções rápidas e práticas para você usar nesse momento. Se você é costureira, com certeza, vai gostar de saber disso.

1 – Como costurar renda em véu

Vamos começar falando sobre como costurar a renda que rasgou considerando o véu, sim, como o véu de noiva. Apesar de parecer uma situação inesperada e que deixa as pernas bambas, isso pode acontecer. Por isso, é bom saber a resposta.

O jeito mais simples é você cortar um pedaço de tule do mesmo tamanho que o buraco do rasgo e aplicar um pedaço pequeno de fita para vestido. Aí, do outro lado da fita de dupla face, contra o véu, você pode ajustar o remendo na abertura do buraco.

2 – Como costurar renda à mão

Uma segunda dúvida que muita gente tem é sobre como costurar renda à mão nesses imprevistos de rasgos ou furos. Saiba que a prática é muito mais fácil do que parece ser. Você pode usar o ponto chicote para isso, com a barra virada e só.

Aprenda como costurar a mão com ponto invisível e outras 6 técnicas

Já se quer saber como costurar a renda que rasgou na máquina, saiba que é preciso usar o ponto ziguezague estreito. Além de aparar a costura em 3 mm. O ponto tem que prender a renda e dar cobertura estreita na borda.

3 – Como consertar vestido de noiva rasgado

Seguindo com as dúvidas mais frequentes que tem a ver com como costurar a renda que rasgou. A gente chega no vestido de noiva. A questão aqui é que dependendo do tipo e do tamanho do buraco que está no vestido, as soluções podem ser diferentes.

Para se ter uma ideia, os rasgos causados por traças são bem mais comuns do que se imagina. Nesse caso, é comum que as costureiras façam remendos a partir da linha e da agulha mesmo. Por isso, recomenda-se sempre ter um kit de emergência para costureiras.

Em outros casos, no entanto, o buraco fica tão grande que não dá para solucionar naquele momento, já que seria necessário fazer a troca de toda a renda. Aí, mesmo que você saiba como costurar a renda que rasgou, a questão não poderá ser resolvida instantaneamente.

O passo a passo para fazer a costura imediata

No caso de noivas ou pessoas que vão em festas e tem a surpresa do rasgo naquela hora, a solução precisa ser tomada na hora. Se esse é o seu caso, calma. Saiba que tem um vídeo na internet, que não leva mais do que10 minutos e ensina como fazer isso.

A gente trouxe aqui esse vídeo, que é da Maria Cristina e já foi visto mais de 74 mil vezes e ensina como costurar a renda que rasgou . Assista:

Curiosidade: como costurar rasgos em seda

Durante a produção dessa matéria, que fala sobre como costurar a renda que rasgou, a gente notou que tem muitas pessoas também perguntando sobre o rasgo em seda. Então, vamos comentar disso, mas sem muitos detalhes, só para que você tenha a resposta.

Infelizmente, a seda não pode ser costurada. Isso porque os pontos vão ficar aparentes no tecido e causar o efeito franzido, o que não é legal nesse momento. Agora, uma grande parte dos rasgos em seda podem ser reparados com tecidos fundíveis, como se fossem adesivos.

[fc id=’2′][/fc]