6 dicas para começar a costurar à mão

Como costurar a mão

6 dicas para começar a costurar à mão

Será que tem como costurar a mão com ponto invisível mesmo que você nunca tenha feito isso antes? Tem sim. E tanto é que muita gente usa essa técnica artesanal de forma doméstica. E o resultado dá tão certo que a pessoa começa a prestar serviços para outras pessoas.

Bom, mas o fato aqui é que você tem que aprender sobre isso antes de pensar em empreender, né? Abaixo, você vai ver como costurar a mão usando essa técnica e outras. Afinal, são várias que podem ser apreendidas até mesmo de casa, com vídeos e cursos online.

Como costurar a mão com ponto invisível

A gente vai começar com esse tópico que é o título do artigo. Afinal, tem muita gente querendo aprender como costurar a mão com ponto invisível, né. Isso porque a técnica permite “esconder” a linha da costura, o que é um diferencial e tanto.

Mas, vale dizer que isso exige um certo nível de conhecimento, hein. E é ótimo para quem quer fazer a bainha de roupas. O cuidado está no fato de que a linha não pode aparecer ou aparecer o mínimo possível na parte externa da peça.

O passo a passo está no vídeo abaixo:

O que você pode não ter notado ainda é que existem outras técnicas para costurar a mão e que podem ter resultados incríveis também. A gente trouxe abaixo ao menos mais 6 dessas técnicas, que você pode conhecer em uma espécie de resumo. Veja só.

Outras técnicas de costura a mão

Agora que você viu como costurar a mão com ponto invisível é hora de a gente falar sobre outros tipos de pontos. Vamos dar detalhes sobre eles, a se começar com o ponto alinhavo.

1 – O ponto alinhavo – é bem mais fácil do que os outros. Ele é ideal para costura temporária, quando se quer ter uma ideia de como a costura vai ficar. O processo nada mais é do que pontos iguais e largos.

2 – O ponto corrido – esse está no nível médio de conhecimento. Ele é usado em artesanatos e reparos em roupas descosturadas. É feito de forma parecida com o alinhavo, só que os pontos são mais estreitos e embaixo ficam menores do que em cima.

3 – O ponto atrás – é o mais difícil de todos porque se assemelha ao ponto reto da máquina de costura. Ele é usado para criar peças de roupas. Para fazer é preciso assistir vídeos no Youtube ou fazer cursos porque a técnica é bem complexa e tem vários passos.

4 – O ponto cruzado – esse é um ponto forte, comum na alta-costura e na alfaiataria. Ele é para fazer bainhas, pregar telas, etc. É de um nível médio para fácil, sendo que basta usar a agulha de nó para o ponto um e inserir a agulha no tecido no ponto 2 superior e ir até o ponto 3.

5 – O ponto chuleado – também é muito conhecido e tem um nível médio. A ideia é usar esse tipo de técnica quando se quer evitar que o tecido desfie. Para fazer, o primeiro passo é aparar as partes desfiadas da barra do tecido.

6 – O ponto luva – já não é tão conhecido assim. Porém, ele serve para segurar as extremidades de tecido que tendem a desfiar também. Ou seja, é algo bem próximo do ponto chuleado e muitas vezes confundido com ele. Os pontos são na diagonal e o espaçamento é curto.

Por que costurar a mão?

E vamos fechar o texto com uma reflexão – agora que você já sabe como costurar a mão com ponto invisível. Veja também alguns moldes de costura grátis. E tem um vídeo curtinho, de 10 minutos, que conta sobre o assunto:

Por um lado, a costura a mão é interessante em vários sentidos, como para costurar um furo na roupa de forma doméstica e fazer a costura gratuita, em ter que pagar alguém para isso. No entanto, para quem trabalha com a costura, talvez pensar em máquinas de costurar seja o ideal.

Como costurar à mão com Ponto Invisível

Para costurar a mão com o ponto invisível, primeiro desenhe linhas irregulares sobre o tecido ao lado da parte a ser costurada.
Em seguida, dobre os bordos que serão unidos juntos e comece a alfinetar.
Utilizando uma agulha fina com linha que combine com a cor do tecido, atravesse um quadrado de 4 lados alternando as direções no meio.
Quando terminar, amarre os fios através dos buracos resultantes para manter os pontos firmes.
Para finalizar, coloque as extremidades das pregas externas na direção oposta à qual foram afixadas.

O ponto invisível é um tipo de costura feita à mão que é usado para dar aos suas peças uma aparência profissional.
Para fazê-lo, você precisa envolver suavemente os dois lados da linha, girando primeiro para trás e depois para a frente.
Certifique-se de passar duas vezes pelo outro lado para manter tud seguro e garantir que o ponto está escondido.

Quero informações e cotação