Dica para iniciantes – aprenda como calcular a quantidade de tecido

Dica para iniciantes – aprenda como calcular a quantidade de tecido 1

Imagine só que você vai fazer uma peça de roupa. Se você é iniciante e não tem preocupação em vender no mercado ou apresentar em uma passarela, tudo bem. Porém, com o tempo, vai ver que algumas questões importam, como na hora de calcular a quantidade de tecido.

Se no começo da sua carreira isso não parece importar, saiba que depois, na hora de precificar a peça, isso vai ter um peso bem grande. Então, nada melhor do que a gente já saber como é que faz esse tipo de conta, você não acha? Veja só como isso é mais simples do que parece ser.

Use um molde!

O jeito mais didático de todos é usar um molde. Ou seja, para saber quanto você vai gastar de tecido em uma nova peça, use um molde e meça tudo dentro de uma marcação.

Essa marcação pode ser feita em uma mesa de papel, por exemplo, usando fita crepe e até mesmo fitas métricas. Ou seja, tudo o que você já tem aí na sua casa ou no seu ateliê.

Depois, considere que também dá para dobrar o tecido, como sendo “metade/metade” para deixar as laterais nas dobras. Aí, você faz a marcação com uma linha central para identificar o fim da borda.

No molde, você precisará adicionar a margem da costura e colocar dentro da marcação. Já no fim, para calcular a quantidade de tecido, você vai medir tudo com a fita métrica, especialmente, o comprimento total do molde. E isso permite a resposta.

Lembre-se do acabamento!

Outra dica para não errar na conta é pensar nos acabamentos que serão usados. Isso quer dizer que é sempre bom você comprar mais tecido do que a sua conta feita anteriormente. É uma questão de segurança até você pegar o jeito da coisa toda.

Como ganhar dinheiro com costura

Aliás, há aqui uma dica que precisa ser dica: os tecidos de fibras naturais tendem a encolher ao serem molhados. Por isso, considere também sempre prezar pelo excesso do que pela falta. Os exemplos desses tecidos são: algodão e linho.

E para fechar esse tópico, saiba que além do acabamento, você tem que ter um molde de uma peça e conhecer a ideia. Afinal, você terá recortes, godê ou pode ser uma saia com cauda, com bainha, franzida, para gestantes, com forro e tudo isso altera a quantidade de tecido, hein.

Entenda o preço do metro!

Mais uma boa ideia para quem visa aprender como calcular a quantidade de tecido e evitar o desperdício ou a falta de tecido é pensar também o preço do metro.

A gente explica: os tecidos são vendidos por metros, certo? Porém, você tem que considerar não apenas o comprimento ou a altura, mas também largura, não é verdade?

Na hora de fazer as contas, você tem que saber esses tamanhos. Nas contas que fizemos acima, você vai multiplicar a largura pela altura do seu molde, correto? Isso vai te dar a área do tecido. Só que tem mais um detalhe aqui.

Os rolos de tecidos são vendidos com larguras que alcançam até 1,5 metros, só que há opções menores, com 1,15 metros também. E as vezes, as fábricas vendem rolos com a metram em centímetros, aí cabe a você converter.

Saiba mais sobre como calcular a quantidade de tecido

Se você ainda tem alguma dúvida de como calcular a quantidade de tecido não se preocupe. Há uma matéria muito legal, inclusive que tem um vídeo educativo, que mostra a quantidade certa de tecido para cada tipo de roupa.

https://youtu.be/bBBn9b0q3Fs

O vídeo é da Alana Santos e vale a pena você conferir para aprender mais sobre o tema.