Dicas para costurar renda

Dicas para costurar renda clube da costura

Dicas para costurar renda

A costura tem sido, há décadas, uma atividade essencial no dia a dia de todas as pessoas que precisam vestir e manter suas roupas em boas condições. Muito comum é encontrar profissionais que se dedicam a trabalhar com costura, possivelmente numa tradição familiar passada entre as mulheres da família, de avó, para mãe, para filha. 

Outras pessoas simplesmente se interessam por cultivar essa habilidades para uso pessoal, como por exemplo para poder produzir suas próprias peças de roupas para seu gosto, sendo possível encontrar cursos que ensinem os conhecimentos necessários ou até mesmo tutorias em vídeo ou em textos pela Internet.

As rendas sempre foram muito utilizadas na costura e continuam sendo uma tendência de moda, usada para deixar as peças de roupa mais bonitas e transmitem uma imagem de capricho e dedicação. 

As rendas são tecidos bastante espaçados e que podem ou não conter relevos feitos a partir de técnicas de costura como bordado, por exemplo. Podem ser de vários tipos e tamanhos, delicadas ou espessas.

Durante o corte

O trabalho com as rendas deverá começar pelo corte cuidadoso de todas as peças que irão compor o resultado final da roupa. Durante o corte, é importante procurar conservar todos os detalhes e desenhos que fazem parte da renda, sendo necessário um corte bastante preciso e contínuo. 

O forro deve combinar com a renda e será cortado em primeiro lugar, pensando em sua composição de tecido que irá fazer parte da roupa como um todo. A renda deve estar de acordo com o forro, podendo ser utilizado um molde de papel, se necessário. 

As partes que compõem a renda devem ser mantidas juntamente com seus forros e separadas entre si para não causar qualquer confusão no momento de costurar. 

Costura

A parte da costura também é muito importante e muita atenção deve ser dedicada a ela, para evitar que sejam cometidos erros que podem comprometer todo o trabalho e a qualidade da peça. Deve-se tomar muito cuidado para que, no momento de costurar, a renda não escorregue, podendo ser perigoso para o trabalho.

O mais indicado é usar a agulha “ponta bola”, que é normalmente mais utilizada para tecidos mais finos, mas para rendas feitas com tecido mais grosso, a utilização de uma agulha mais grossa é necessária. O cuidado deve permanecer sempre para evitar que as rendas não estejam na posição correta na hora de costurar. 

Os contornos e detalhes dos desenhos devem ser aproveitados ao máximo para um resultado mais cuidadoso e caprichado.

Passar a ferro

Peças com rendas precisam de todo um cuidado especial na hora de serem passados no ferro quente para evitar que fique estragada. A temperatura pode ser muito perigosa se estiver muito alta, podendo danificar as peças, queimando-as.

O ferro deve ser passado sobre a renda o mínimo possível para evitar os danos que podem ser causados, sendo recomendado que as peças sejam passadas ao avesso. Uma boa tábua de passar, que deixe o tecido confortável para ser passado, também é essencial para a segurança da peça. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba GRATUITAMENTE seu EBOOK "Como montar sua oficina de Costura em apenas 1 mês".
Inscreva-se Agora
Sem SPAM, cancele a assinatura a qualquer momento.